Fotógrafo: João Pires/LBF
06/08/2011 - 01h29
O Conselho Municipal Antidrogas (Comad) realizou nessa sexta-feira (5), o Seminário de Enfrentamento ao Crack e demais Drogas de Araraquara e região. O evento teve o apoio da Prefeitura Municipal e parceiros.
O prefeito Marcelo Barbieri prestigiou a abertura do seminário e parabenizou o Comad pela iniciativa. Marcelo comentou que as drogas, em especial, o crack são um problema que, atualmente, acomete todo o país. “Precisamos articular ações e políticas públicas que tenham por objetivo enfrentar o avanço das drogas”, disse.
O seminário reuniu no auditório da Unip, educadores, assistentes sociais, psicólogos, agentes antidrogas e população em geral com o propósito de discutir o tema e debater políticas públicas para o combate ao crack. Estavam presentes representantes de 14 cidades da região. Durante todo o dia, especialistas na área ministraram palestras para subsidiar as discussões sobre o tema do encontro.
O presidente do Comad, Márcio William Servino, revelou que a idéia do seminário surgiu a partir de uma necessidade que o Conselho identificou. “Durante nossas reuniões e ações sentimos que era necessário realizar um debate mais amplo envolvendo poder público e demais setores da sociedade sobre a questão das drogas, com foco no enfrentamento ao crack”, afirmou.
O vereador João Farias, representando a Câmara Municipal, ressaltou a importância do evento e o comprometimento da Casa de Leis com o assunto. “Essa é uma discussão essencial para buscar medidas que visem amenizar, especialmente, o crescente número de casos de crianças e adolescentes usuários de drogas”, salientou Farias.
Ações
O prefeito Marcelo demonstrou que o combate às drogas é uma preocupação do seu governo. Marcelo citou a criação do Gabinete de Gestão Integrada que visa ampliar a proteção aos jovens do município, principalmente com problemas relativos a drogas, abandono dos pais e conflitos dentro e fora de casa.
Além disso, Marcelo lembrou que Araraquara conta também com o Centro de Atenção Psicossocial especializado no atendimento a dependentes de Álcool e Drogas (Caps-ad) e o Programa de Acompanhamento e Assistência aos Dependentes de Substâncias (Paads).
“Acredito que podemos desenvolver ações e projetos para o enfrentamento ao crack e drogas, para isso, é fundamental a união do poder público, iniciativa privada e sociedade civil”, reforçou o prefeito Marcelo.
Também compareceram ao seminário, a presidente do Fundo Social, Zi Barbieri, vereadores, secretários municipais, autoridades e convidados.