Araraquara sedia Conferencia Regional do Idoso, na quinta-feira

Com tema focado no envelhecimento com dignidade, evento debaterá diversas questões e direitos da categoria

09/08/2011 - 02h17

Araraquara sedia nesta quinta-feira (11), no Senac, a II Conferência Regional do Idoso, que deverá reunir representantes de 26 municípios da Região Central do Estado. O evento é realizado em parceria pelo Conselho Municipal do Idoso, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e Conselho Estadual do Idoso, com apoio do Fundo Social de Solidariedade.
Podem participar representantes da sociedade civil, setor que inclui pessoas idosas ou que as representam em conselhos municipais, entidades, associações profissionais, ONGs não governamentais e universidades que atuam com a política do envelhecimento com atuação na defesa dos direitos e do atendimento ao idoso.
Com o tema, ‘O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil’, a Conferência Regional debaterá diversas questões envolvendo  a terceira idade, além de eleger delegados regionais para representar a categoria no Conselho Estadual do Idoso. 
Durante toda a quinta-feira, a Conferência aprofundará discussões sobre o idoso, inclusive com a palestra ‘O compromisso de todos por um envelhecimento saudável’, do professor-doutor Wilson José Pedro, da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos.
Como eixos dos debates serão analisados as políticas públicas do Estado, os direitos e as conquistas da categoria, o fortalecimento dos conselhos dos idosos, a diversidade do envelhecimento e a questão orçamentária para o setor.

Fortalecimento
De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Idosos de Araraquara, Risony dos Santos Gomes, a escolha dos 14 delegados regionais para representar a categoria no Estado, via Conselho, será um dos aspectos importantes da Conferência.
Para o prefeito Marcelo Barbieri, é “extremamente importante” fortalecer as políticas públicas de defesa dos direitos e a valorização da pessoa idosa.