Emoção na homenagem da Câmara a Cleber Augusto

“Quero chorar o seu choro, quero sorrir seu sorriso, valeu por você existir, amigo”

10/08/2011 - 02h41

Em sessão solene marcada pela emoção, a Câmara Municipal de Araraquara homenageou o poeta, compositor e cantor Cleber Augusto com a entrega do Diploma de Honra ao Mérito. A proposta de concessão do Diploma partiu do vereador João Farias (PRB), justificada pela estreita ligação e colaboração de Cleber com a cultura musical araraquarense, sendo identificado como mentor de muitos sambistas da nova geração.
A sessão presidida pelo peemedebista vereador Lucas Greco, contou com presenças da secretária municipal da Cultura, Euzânia Andrade, representando o prefeito Marcelo Barbieri, vereador petista Carlos Nascimento, o compositor e cantor Junior Barros,  músico Carlos Alberto do Amaral, Daniel Amadeu Martins, que assina “Costa Promoções” , compositor Carrapicho e inúmeras outras personalidades ligadas a arte musical.
Já na leitura do Currículo do homenageado, feita pelo assessor de Imprensa Kiko Camargo, foi sinalizado o tom de emoção da sessão solene, com citação de situações vivenciadas por araraquarenses e o homenageado em seus anos de carreira. Coube também ao presidente “Greco”, da sessão solene, fazer a amostragem do muito que Cleber significa para Araraquara, mostra também plena no vídeo, produzido pela assessoria do vereador, com mensagens de amigos.
O vereador João Farias citou a amizade em comum vivenciada com Cleber Augusto, e seu assessor parlamentar Carlos Alberto do Amaral, lembrando de uma visita efetuada a sede da Prefeitura Municipal quando era Chefe de Gabinete. Na oportunidade Amaral e Cleber solicitaram ao então Chefe de Gabinete auxilio em um projeto social a ser posto em pratica nas comunidades e quadras de escolas de samba, denominado “Projeto Newton Moraes – Samba nos Bairros”. O projeto aprovado por João e foi sucesso principalmente na periferia da cidade.
João lembrou de sua infância/juventude na periferia de São Paulo, quando na 105FM, programa de Moises da Rocha, “O Samba Pede Passagem”, ouvia o ” Fundo de Quintal”, e assistia ao vivo nas quadras da Camisa Verde Branco, Vai Vai, Barroca Zona Sul e Unidos do Peruche o talentoso grupo, capitaneado por Cleber Augusto.
“Tive o prazer e a honra de recebê-lo em minha casa, onde ele tocou e cantou junto com minha família, e também chorou, saímos pela noite em companhia do Amaral, conversamos com inúmeros músicos amigos, vi, vivi a emoção de estar com o ícone da MPB junto ao público araraquarense, razão desta homenagem”, disse Farias.
A representante do prefeito Barbieri, secretária Euzânia, também traduziu em sua mensagem o carinho que a comunidade araraquarense nutre por Cleber Augusto, enfatizando o valor da homenagem prestada graças à iniciativa do vereador João Farias, que soube valorizar a colaboração do artista a arte musical araraquarense.
Na entrega do Diploma, ponto alto da sessão solene, mais uma vez a motivação dos presentes foi patente. Acompanhado ao violão por “Carrapicho”, Junior Barros interpretou um dos “hits’ de autoria do homenageado, “A amizade”, acompanhado por todos os presentes no plenário da sede do Poder Legislativo municipal, na maioria de antigos companheiros, velho amigos, mostra que “a amizade nem mesmo a força do tempo irá destruir”.