Iesa e Hitachi assinam memorando para a criação de uma nova empresa de trens em Araraquara

Documento prevê estudos para construção de trens monotrilhos, urbanos e interurbanos

10/08/2011 - 02h51

A IESA Projetos, Equipamentos e Montagens, com sede em Araraquara, no interior de São Paulo, em parceria com a Hitachi, maior fábrica de trens de transporte de massa e de monotrilhos de todo o mundo, estuda colocar em funcionamento, em meados de 2012, uma fábrica para construção de Trens de Monotrilhos, Trens Urbanos e Interurbanos.
Um Memorando de Entendimento será assinado nesta quarta-feira (10), com a presença do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, do Prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri, do Presidente do Conselho da Inepar, Atilano de Oms Sobrinho, do Presidente da IESA Projetos, Equipamentos e Montagens, Cesar Romeu Fiedler, de um dos responsáveis pela divisão de transportes da Hitachi Brasil, Roberto Endo,além de outras autoridades e executivos da IESA e Hitachi.
A previsão é de que a nova unidade seja instalada dentro da fábrica da IESA, onde atualmente é feita a modernização de truques e trens de passageiros. Diversos aspectos, como mão de obra especializada, localização, infra-estrutura e mercado metroviário estão sendo considerados. 

O que é Monotrilho (Monorail)
O Sistema Monotrilho da Hitachi se baseia no projeto Alweg de viga e oferece aos projetistas de transporte de massa uma alternativa com propriedades diferenciadas em relação a outros sistemas de transporte público pois não agride o ambiente, possui flexibilidade na rota, proteção e baixo custo de construção.

IESA Projetos, Equipamento e Montagens
A IESA Projetos, Equipamentos e Montagens, uma das empresas da INEPAR S/A, possui um moderno parque industrial de equipamentos pesados em Araraquara, sendo uma das maiores fábricas do mundo na produção de geradores, turbinas hidráulicas, hidromecânicos e demais equipamentos associados, oferecendo soluções para a área de infraestrutura no Brasil e no mundo.
NA IESA são desenvolvidas soluções para as áreas de Geração de Energia, Óleo & Gás, Movimentação de Materiais, Siderurgia, Mineração e Transporte Metroviário, essenciais para atender a demanda de crescimento dos mais importantes segmentos de infraestrutura.
No segmento Metroviário, a IESA reforma e moderniza trens de passageiros, fabrica truques para trens de transporte de passageiros e de cargas, atendendo a projetos de manutenção, transformação, modernização, ou equipamentos novos.

Hitachi
A Hitachi é dona da tecnologia e da maior fábrica de Trens de Transporte de Massa e de Monotrilhos do mundo. Ela sempre focou suas atividades através do fornecimento de equipamentos e soluções de última geração.
No Brasil, concentrou suas atividades no segmento de infraestrutura como geração de energia, saneamento básico, sistemas industriais, sistemas de transporte, entre outros. Atualmente, a empresa desenvolve trens híbridos, com motor a combustão, elétrico e bateria, que estão em teste no Japão e Reino Unido.