Mundial Juvenil Masculino: Brasil vence a Espanha e segue na busca pela quinta posição

Brasileiros enfrentam o Irã nesta quarta, às 11h, na decisão do quinto lugar

Fotógrafo: João Pires/LBF
10/08/2011 - 02h55

O Brasil venceu e se mantém na disputa pela quinta colocação do Campeonato Mundial Juvenil Masculino de vôlei, que acontece no Rio de Janeiro. Na noite desta terça-feira (9), os brasileiros derrotaram a seleção da Espanha por 3 sets a 1 (25/20, 18/25, 25/21 e 25/16), em 1h37, no Maracanãzinho. Na busca pelo melhor resultado possível, a equipe comandada pelo técnico Leonardo Carvalho enfrentará o Irã nesta QUARTA-FEIRA (10.08), às 11h, no mesmo ginásio.
Logo após o confronto, o treinador brasileiro destacou a recuperação psicológica da equipe. "A Espanha tem um time forte, com uma defesa muito boa. Nossa maior luta foi mobilizar esses jogadores se para recuperarem da tristeza que viveram há dois dias. Tivemos que achar motivos para lutar por este quinto lugar e conseguimos dar o primeiro passo", disse Leonardo, relembrando, ainda, a desclassificação da equipe após a derrota para a Índia por 3 sets a 2.
Para o jogo desta quarta, o técnico do Brasil espera mais dificuldades. "O Irã foi vice-campeão mundial infanto, há dois anos, e, com certeza, teremos mais um adversário difícil pela frente. Estamos frustrados porque queríamos ter jogado a semifinal contra a Rússia, mas agora precisamos lutar pelo melhor resultado e, hoje, o melhor resultado é o quinto lugar", afirmou Leonardo Carvalho.
Maior pontuador do jogo, com 18 acertos, o ponteiro Ricardo Lucarelli espera uma melhor atuação do seu time nesta quarta. "Temos que jogar com 100% de foco durante toda a partida. Hoje fomos bem em alguns momentos, mas faltou concentração em outros. Para o confronto contra o Irã não podemos ter esses altos e baixos", afirmou Lucarelli.
Lucarelli ocupa a quinta colocação na estatística de maior pontuador do Mundial. O jogador afirma que, aparecer bem nas estatísticas é importante, mas que o bom desempenho do seu time é sempre a prioridade. "Tento pontuar para ajudar a seleção brasileira, mas se eu for bem nos números do campeonato, melhor ainda", comentou Lucarelli.

O jogo
A Espanha entrou em quadra determinada e começou a partida pontuando mais. No primeiro tempo técnico, os espanhóis estiveram à frente (8/6), mas o Brasil encostou e assumiu o comando do marcador em 12/11. Na segunda parada técnica, os brasileiros já haviam aberto uma vantagem de quatro pontos: 16/12. E, com a boa diferença no placar, a equipe comandada pelo técnico Leonardo Carvalho seguiu com conforto até o final do set e com ataque do oposto Rafael Martins fechou a parcial em 25/20.
O segundo set, mais uma vez, começou equilibrado, com o Brasil mantendo o domínio do placar até o nono ponto. A partir deste momento, os espanhóis fizeram 14/9. Com dois bloqueios do capitão Otávio, o Brasil não deixou o adversário abrir vantagem. Mas a ameaça de reação brasileira não foi adiante e a seleção da Espanha venceu o set por 25/18.
Os espanhóis começaram o terceiro set de forma superior, mas depois de uma boa passagem de Otávio no saque, o Brasil empatou e passou a frente no marcador em 9/8. Em outra boa sequência de saque, desta vez do ponteiro Lucarelli, o Brasil ampliou a vantagem para 13/9. Com um belo bloqueio do meio de rede Bernardo, a equipe de Leonardo Carvalho fez 20/16 e o técnico espanhol, Francisco Hervas, pediu tempo. Com um bom ritmo de jogo, a seleção brasileira fechou a parcial em 25/21.
Mais uma vez o Brasil mostrou poder de reação e, depois de estar atrás no primeiro tempo técnico (8/6), recuperou e empatou em oito pontos. Quando, com um ace de Bernardo, a equipe brasileira fez 10/8, o treinador da Espanha parou o jogo. O time de verde e amarelo manteve a disposição em quadra e fechou a parcial de forma tranquila por 25/16.