Congresso Fora do Eixo SP/RJ começa na próxima sexta em Araraquara

Circuito Fora do Eixo é a maior rede colaborativa de cultura e economia criativa da América Latina

11/08/2011 - 02h26

Araraquara recebe a etapa regional SP/RJ do Congresso Nacional do Fora do Eixo, de 12 a 14 de agosto. Na programação – realizada no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand - acontecem mesas de debate e grupos de trabalhos específicos, entre outras atividades. Aproximadamente cem congressistas de 21 coletivos de São Paulo e do Rio de Janeiro - além de observadores, palestrantes e convidados – participam das atividades, que são abertas ao público interessado, sem necessidade de inscrição prévia.
O Congresso tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, POIESIS, Oficinas Culturais Lélia Abramo e do Governo do Estado de São Paulo. De acordo com a articuladora da etapa regional do congresso, a produtora cultural da Casa Fora do Eixo São Paulo (CAFE-SP), Isis Maria, “as etapas regionais dos Congressos, em geral, funcionam para afinar assuntos pertinentes a cada localidade, de modo que somamos e cruzamos informações no Congresso Nacional para otimizar e fomentar discussões, bem como direcionar melhor os temas. Além disso, a programação é construída para suprir necessidades e especificidades de cada região”.
As três mesas de debate da programação pautam: políticas públicas, artes integradas, moeda social, economia solidária e sustentabilidade. Os grupos de trabalho se dividem em: Distro, Comunicação, Música, Palco Fora do Eixo, Fora do Eixo Letras (FeL), PCult (Partido da Cultura), Sustentabilidade, Artes Visuais e Clube de Cinema.
Na sexta-feira, o credenciamento se inicia às 8 horas, sendo a abertura às 10 horas. Entre os destaques da programação estão: uma mesa de debate, sobre “Políticas Públicas”, prevista para às 17 horas, com a participação de: Felipe Altenfelder (gestor nacional do Circuito Fora do Eixo), Euzânia Andrade (secretária de Cultura de Araraquara), Ricardo Rodrigues (diretor da Rádio Ufscar, presidente do Conselho de Cultura de São Carlos e coordenador do festival Contato) e Pedro Barbosa Mendes (mestrando em Serviço Socialpela UFRJ). No sábado (13), Hélvio Tamoio (radialista do programa Paracatuzum da Rádio UFSCar de São Carlos e consultor em gestão de projetos culturais) participa da mesa de debates sobre “Artes Integradas”, às 10 horas. A tarde é marcada pela mesa de debates “Arranjos, Sustentabilidade, Moeda Social e Economia Solidária”, com Luana Vilutis e Ricardo Rodrigues, às 17 horas.
A programação completa está disponível no link: http://foradoeixo.org.br/congresso/blog/programacao-do-congresso-regional-fora-do-eixo-sao-paulorio-de-janeiro.
Fora do Eixo - Vale destacar que o Circuito Fora do Eixo foi concebido em 2005 para estimular a circulação de arte, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos para uma “rota de cidades” conhecida como de "Circuito Fora do Eixo".
Pautada nos princípios da Economia Solidária, esta rota passou a se tornar uma rede colaborativa e começou a gerar novas tecnologias de gestão e produção cultural, desenvolvendo moedas sociais da cultura, aprimorando o conceito de cidadão multimídia e rompendo as barreiras geográficas a partir da comunicação e da cultura digital.
Desde então a rede se expandiu largamente atravessando as fronteiras brasileiras. Hoje é composta por 82 coletivos de produção e gestão cultural que ocupam 26 das 27 unidades federativas do Brasil e mais seis outros países da América Latina, Argentina, Uruguai, Honduras, El Salvador, Chile e Bolívia. Assim, o Circuito Fora do Eixo passou a ser tratado como referência em Cultura Digital, Economia Criativa e novos modelos de gestão cultural se tornando um dos principais movimentos da cultura brasileira.