Edinho Silva destaca importância de novo prédio da 1ª Cia

Área foi doada à PM no governo do prefeito Edinho Silva

11/08/2011 - 02h49

O governador Geraldo Alckmin inaugurou na tarde desta quarta-feira (10) o novo prédio da 1ª Cia da Polícia Militar em Araraquara. O prédio, de 500 m² em dois pavimentos, foi construído ao lado do Terminal Rodoviário, em área doada pelo município na gestão do então prefeito Edinho Silva. A obra foi realizada em parceria da prefeitura com o governo do Estado e teve investimento de R$ 750 mil. 
O convênio para a construção foi negociado também no governo Edinho e assinado em janeiro de 2009. O prédio possui instalações destinadas aos soldados masculinos e femininos, no piso superior, incluindo vestiários, sanitários e dormitórios. Já a parte inferior é constituída pelo setor administrativo e sala do comando, além do estacionamento. 
A 1ª Cia é responsável pelo policiamento de praticamente metade da cidade de Araraquara, com área de patrulhamento que inclui bairros como Jardim Imperador, São Geraldo, Carmo, Cecap e Iguatemy. Também responde pelo policiamento das cidades de Gavião Peixoto, Boa Esperança do Sul e Trabiju. 
Ao falar sobre as novas instalações, o comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel José Roberto Malaspina, lembrou do empenho do deputado Edinho Silva, então prefeito de Araraquara, para viabilizar a doação da área ao Estado. “A disposição do Edinho foi a semente para essa realização”, disse.
Edinho afirmou que a área foi solicitada pelo ex-comandante da 1ª Cia, capitão Wagner Tadeu Silva Prado, que considerava o local estratégico para a logística de patrulhamento da cidade. “Eu concordei na hora, pois sei da importância de melhorarmos a qualidade dos serviços de segurança prestados à população. E contamos com a parceria do Estado para que a construção do prédio fosse viabilizada”, salientou.
Segundo o prefeito Marcelo Barbieri, Edinho lançou a semente para construção do novo prédio da 1ª Cia e houve um esforço conjunto para garantir a conclusão. “É isso o que faz a grandeza de uma cidade, uma política republicana, de defesa de interesse da comunidade”. 
O governador Geraldo Alckmin afirmou que segurança é prioridade do Estado e comentou a redução do índice de homicídios, que caiu para 9 a cada grupo de 100 mil habitantes, contra 26 há dez anos. Segundo ele, 2,3 mil PMs serão formados em outubro deste ano, 300 deles para atuar na área do CPA 3 de Ribeirão Preto, que inclui Araraquara.