Alckmin e Marcelo entregam a sede da 1ª Companhia da PM

Fotógrafo: João Pires/LBF
11/08/2011 - 02h52

O governador Geraldo Alckmin inaugurou na tarde dessa quinta-feira (10), em Araraquara, o prédio da 1ª Companhia de Policiamento do 13º BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior), construído em parceria com a Prefeitura. 
Recepcionado pelo prefeito Marcelo Barbieri, o governador enalteceu Araraquara, “pelo DNA empreendedorista, com a instalação de grandes empresas, e pela união dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário”. 
Também participaram da recepção ao governador o deputado federal Dimas Ramalho, os deputados estaduais Roberto Masssafera e Edinho Silva, o presidente da Câmara Municipal, Aluisio Braz, o Boi, além de vereadores, secretários municipais e diversas outras autoridades civis e militares locais, e da região de Araraquara. 
O governador agradeceu de público o governo do prefeito Marcelo pela parceria com o Estado na construção do prédio da 1ª Cia., que desde essa quinta já funciona ao lado do Terminal Rodoviário de Passageiros. Na obra, foram investidos mais de R$ 800 mil, dos quais, 20% bancados pelo município, que também cedeu a área e administrou a construção.
Alckmin anunciou que, em breve, a Polícia Militar da região de Araraquara, comandada por Ribeirão Preto, receberá mais 300 novos soldados, dos cerca de 2,3 mil que se formarão este ano no Estado. 
Segundo o prefeito Marcelo, a entrega da 1ª Cia. para o 13º BPMI tem um “significado histórico” para cidade, por melhorar as condições de trabalho da Polícia Militar e “pela segurança oferecida à população, inclusive da região de Araraquara”. 
Para Marcelo, “governar é estabelecer parcerias, para se trabalhar pelo interesse público”. O prefeito reiterou a parceira firmada com o Estado e os apoios dos deputados Massafera, Dimas e Edinho, e da Câmara Municipal, que culminaram na entrega da nova sede. 

Investimento
O prefeito destacou que Araraquara tem contribuído fortemente com o Estado na questão da segurança pública, como exemplo ele citou a criação da Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança, por meio da qual é possível obter novos recursos públicos estaduais e federais para investimento no setor. 
Os três parlamentares, Massafera, Dimas e Edinho, também destacaram a importância da parceria entre Estado e Município e as melhorias de condições operacionais para o trabalho da Policia Militar na região de Araraquara. 
Também participaram da solenidade o comandante do 13º BPMI, tenente coronel José Roberto Malaspina; o comandante do Policiamento da Região de Ribeirão Preto, coronel Renato Roberto Cabral Catita; o diretor do Fórum de Araraquara, Heitor Ferreira do Amparo, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zi Barbieri, entre outras autoridades.  

Estrutura
O novo prédio da 1ª Cia. de Policiamento, comandada pelo capitão Paulo Henrique, Jurissato, possui dois pavimentos - piso e superior -, em mais de 500 metros quadrados de área construída, com total acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. 
No pavimento superior ficam as alas destinadas aos soldados masculinos e femininos, incluindo vestiários, sanitários e os dormitórios, enquanto a parte inferior é constituída pela sala do comandante e o setor administrativo, além do atendimento ao público.
A 1ª Companhia atende cerca de 100 mil habitantes, em 12 bairros de Araraquara, com um efetivo de 127 policiais militares e 18 viaturas. Entre suas principais ações estão ronda escolar, policiamento comunitário, atendimento 190, operações Direção Segura, Saque Seguro e Bloqueio, entre outras.