SESC Araraquara promove edição 2011 da Corrida 6K do Comércio e Serviços

Fotógrafo: João Pires/LBF
12/08/2011 - 01h20

A Corrida 6K, promovida anualmente pelo SESC Araraquara, é um dos destaques de sua programação esportiva. As atividades do projeto possuem, como intuito, incentivar a melhoria na qualidade de vida e oferecer ao público toda a base necessária para se aprofundar na prática em questão, compreendendo seus aspectos teóricos e práticos. 
Ela faz parte do Circuito SESC de Corrida, que realiza várias provas esportivas ao longo do ano, e simboliza a ação do SESC Araraquara em direção a este movimento, proporcionando ao praticante a experiência de correr e caminhar pelas ruas da cidade, apropriando-se dela e reforçando sua característica de espaço publico pela manifestação da vida em comunidade.
Em sua nova edição, prossegue também visando atingir diversas faixas etárias e conscientizar os participantes – trabalhadores do comércio e serviços e moradores de Araraquara e região - sobre o caráter inclusivo e benéfico do esporte, mostrando que tanto a corrida quanto a caminhada podem ser bastante acessíveis a todos, considerando que ela necessita apenas de disposição, preparação correta e um traje apropriado para ser realizada.
As inscrições poderão ser feitas de 24/8 à 9/9, ou até o preenchimento das vagas pelo telefone (16) 3301 7500 ou pelos sites www.webrun.com.br ou www.sescsp.org.br. 
A prova será realizada nas duas modalidades supracitadas, sendo que a distância para corrida é de 6km e, no caso da caminhada, 3km. Antes que elas ocorram, diversas propostas preparativas acontecem na unidade, no dia que antecede o evento. A primeira delas é o Teste da Pisada, promovido pela fisioterapeuta Tânia Cordeiro, que determina o tipo do pé dos participantes e assim, explica de que forma a propulsão de movimentos é distinta para cada um; 17/9, sábado, das 10h às 16h, no Ginásio.
A retirada dos kits de participação acontecerá pouco depois, a partir das 12h na Convivência Interna – e para o feito, é necessária a apresentação do comprovante de inscrição, que pode ser tanto o canhoto da ficha para os inscritos na Central de Atendimento quanto o protocolo emitido pela Internet.
Também em 17/9, um estande com atividades voltadas à saúde global funcionará das 12h às 18h em nosso Ginásio de Eventos. Profissionais estarão disponíveis para aplicar a Quick Massage nos inscritos que estiverem presentes, visando atenuar os pontos de tensão e promover o relaxamento; nutricionistas realizarão a Avaliação Nutricional dos participantes, dando dicas de uma alimentação saudável; os problemas da coluna serão discutidos com fisioterapeutas na Avaliação Física Postural, que apresentarão os mais comuns desvios de postura e como combatê-los; e o estande oferecerá ainda a Avaliação Escapular (ou Teste de Robustez), que mede a capacidade de geração de força, e a Avaliação Física – IMC, que indicará o índice Índice de Massa Corpórea de cada indivíduo, mostrando seu nível de sobrepeso. 
No mesmo dia, às 13h, a aula aberta Yoga para Corredores promove, no Ginásio de Eventos, a melhoria da consciência corporal, seguida de uma vivência de Alongamento, às 14h e 16h, que torna os participantes da Corrida mais cientes de sua própria flexibilidade e capacidade física. As atividades de 17/9 se encerram às 15h, com o workshop Treinamento Para Corredores, ministrado pelo maratonista medalha de ouro na nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro Franck Caldeira de Almeida, que dará dicas valiosas sobre a prática e o necessário para um bom desempenho. 
Já em 18/9, a entrega do chip de cronometragem, que marca o desempenho de cada corredor poderá ser pego no Ginásio, das 7h às 8h30 e instrutores do SESC Araraquara oferecem Massagem com Alongamento (das 7h às 8h30 e no pós-prova, das 9h30 às 11h) e Aquecimento articular/muscular, às 8h30, na Rua Ivo Dall’Acqua, para preparar a todos antes da prova, que começará às 9h no mesmo local.