Ao todo, serão 11 oficinas em várias regiões do Estado, cada uma com 50 vagas para professores, bibliotecários e auxiliares de sala de leitura
13/06/2011 - 02h17
O Sistema Estadual de Bibliotecas, coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura, promove de 22 de agosto a 16 de setembro mais um ciclo de palestras e oficinas gratuitas para capacitação de profissionais que atuam em bibliotecas públicas de todo o Estado. Desta vez, o foco principal será a formação de mediadores de leitura, com discussão e aplicação de técnicas de narração e outras atividades para aproximar o público do mundo dos livros e da literatura. Em Araraquara, a capacitação acontece em 27/8 na Oficina Cultural Lélia Abramo.
Onze municípios serão atendidos neste ciclo, com um total de 550 vagas para bibliotecários, auxiliares de sala de leitura e professores. A aula dura um dia inteiro, das 9h às 18h. As inscrições, abertas para profissionais de toda a região, podem ser feitas pela internet, através do endereço eletrônico www.spleituras.org.br, no link do lado direito da tela. “A Secretaria de Estado da Cultura investe R$ 18 milhões por ano em equipamentos e programas de estímulo à leitura. Temos uma preocupação constante em interiorizar essas iniciativas através do Sistema Estadual de Bibliotecas. Por isso a importância de realizar capacitações em várias regiões de São Paulo”, afirma o secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.
Capacitação
O Sistema Estadual de Bibliotecas tem como uma de suas atribuições promover a capacitação dos profissionais que atuam nas bibliotecas públicas. Os ciclos de oficinas têm o objetivo de atender as demandas dos bibliotecários e agentes culturais de todo o Estado de São Paulo. Contação de histórias, acessibilidade, qualidade no atendimento e organização de acervos são alguns dos temas a serem trabalhados.
O primeiro ciclo de oficinas, destinadas à elaboração de projetos culturais, foi realizado em julho e atendeu 427 pessoas de 11 municípios. As capacitações estão sob a responsabilidade da SP Leituras - Organização Social de Cultura.