Escolas Municipais começam a receber intervenções para eficiência energética da CPFL

Prefeito Marcelo Barbieri acompanhou as instalações dos primeiros equipamentos na EMEF Rafael de Medina

Fotógrafo: João Pires/LBF
13/08/2011 - 02h35

As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) da Prefeitura de Araraquara já começaram a receber as intervenções nas estruturas elétricas necessárias para realização do Programa de Eficiência Energética do grupo CPFL Energia.
O prefeito Marcelo Barbieri, acompanhado pelo secretário municipal da Educação, Orlando Mengatti Filho (Nino) e pelo vereador líder do governo na Câmara Municipal, João Farias, visitou na quinta-feira (11) a EMEF Rafael de Medina, primeira unidade da rede a receber as adequações diagnosticadas pela equipe de engenheiros da empresa. No local, serão colocadas e substituídas 422 lâmpadas fluorescentes de 32W, 27 lâmpadas LFC de 25W (127V), 225 luminárias e 232 reatores eletrônicos.
“Este é um Programa de extrema importância para a cidade, pois a substituição da rede elétrica vai reduzir o consumo de energia em 30% e o recurso economizado com este beneficio será revertido para investimentos na própria Educação”, contou Marcelo.
“Será um ganho para toda a população pela economia gerada aos cofres públicos, mas também pela melhora na qualidade de trabalho dos profissionais e dos alunos matriculados na rede, que poderão contar com uma iluminação muito mais eficiente em todos os ambientes da unidade. Além disso, é um privilégio ser a primeira cidade a receber um programa como este na rede municipal, e um grande avanço para todos”, destacou o prefeito.
A CPFL, por meio do Programa de Eficiência Energética, está investindo quase R$ 300 mil na substituição dos sistemas de iluminação das escolas e troca de luminárias, lâmpadas e reatores por outros mais eficientes e econômicos.
De acordo com o engenheiro eletricista responsável pela execução do projeto em Araraquara, Alex Neder Gomes, todas as unidades receberão intervenções na rede elétrica. “Serão instaladas lâmpadas de 32 watts, que é muito mais potente que a comum, dura mais, proporciona melhor reprodução das cores e gera a economia de 30% no consumo”, explica o engenheiro.
“As luminárias possuem refletores de alumínio, que jogam a luz para frente, como os faróis de um carro, aumentando o nível de luminosidade. Elas são menores em diâmetro que as convencionais (T8, as comuns possuem medida T12 – doze oitavos de polegadas), que também refletem maior iluminação”, descreve Alex.
Nas EMEFs de Araraquara serão instaladas 7.380 lâmpadas eficientes, 3.762 luminárias e 3.829 reatores que garantirão a economia prevista pelo programa.

Obras
A EMEF Rafael de Medina é um dos muitos prédios públicos que estão passando por obras de reforma geral e ampliação na estrutura, e será entregue pelo prefeito no mês de agosto, como parte das comemorações do aniversário da cidade.
“Esta é uma escola com demanda crescente e precisava desta ampliação. No ano passado entregamos a reforma completa do ginásio de esportes daqui, considerado hoje um dos melhores da região, que atende alunos, comunidade e recebe jogos de campeonatos regionais. É também uma vitrine da cidade”, comentou o prefeito.
O prefeito aproveitou a visita à EMEF para vistoriar as acomodações temporárias das crianças do CER Amélia Fávero Manini, do Água Branca, que estão instaladas na escola até o final das obras de ampliação da creche.
Com investimento de R$ 993.100,19, a EMEF recebeu a construção de uma nova ala com salas de aula, laboratórios de ciências e informática e sanitários, além da revitalização dos jardins, pintura completa do prédio e ampliação da cozinha. A cerimônia de inauguração será realizada na próxima sexta-feira, dia 19, às 17h.