Conferência Regional do Idoso elege 14 delegados

Fotógrafo: João Pires/LBF
13/08/2011 - 03h04

A 2ª Conferência Regional do Idoso elegeu 14 delegados entre representantes da sociedade civil e poder público, na quinta-feira (11), no auditório do Senac de Araraquara. A plenária que teve dois períodos de trabalhos, manhã e tarde, contou com cerca de 100 participantes.
Além da eleição dos delegados, também foi aprovado o regimento interno; elaboradas 15 propostas, que serão apresentadas em âmbito estadual nos dias 21, 22 e 23 de setembro, em Águas de Lindóia.
Na abertura do evento, o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani mencionou ações concretas do governo do prefeito Marcelo Barbieri voltadas para as pessoas da terceira idade. 
Entre as ações, Porsani destacou o Beneficio de Prestação Continuada do Governo Federal com 1.314 idosos beneficiários com rendimento de 1/4 do salário mínimo, e a entrega do Recanto Feliz, com 33 residências ocupadas por idosos com baixa renda.  
Porsani elogiou o trabalho do Fundo Social de Solidariedade, que promove os Jogos Municipais do Idoso, e a Secretaria da Saúde, que tem diversos equipamentos para o atendimento às pessoas da terceira idade como o Centro de Referência em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa de Araraquara.
Para o vereador Édio Lopes, é fundamental combater a violência doméstica contra os idosos com punição aos agressores. “Os idosos merecem nosso acolhimento e respeito”, pontuou.
A presidente do Fundo Social, Zi Barbieri, enalteceu o empenho das pessoas da terceira idade em participar da conferência e apresentar propostas que trarão benefícios para milhares de idosos.
A presidente do Conselho Municipal dos idosos, Risony dos Santos Gomes disse que a participação não é só um direito de cidadania mas um dever constitucional. “É nosso dever e obrigação lutar por melhorias para os idosos”.
O conselheiro estadual Otávio Pião, citou o exemplo de coragem dos idosos japoneses que se ofereceram ao governo japonês para trabalharem nos reparos da usina nuclear atingida pelo terremoto no ano passado.
“Temos que nos espelhar em bons exemplos e lutar por um envelhecimento digno”, enfatizou Pião.
Em seguida a abertura, o professor doutor Wilson José Alves Pedro, da UFSCar, ministrou a palestra “O Compromisso de Todos por um envelhecimento Saudável”.
Os delegados representantes da sociedade civil foram Otávio Luiz Pião, Risony Gomes, Lourdes Carvalho, Creuza Zamboni (Araraquara), Carlos Fagnani, Vicente Mariano (Gavião Peixoto), Anadir Passiano (Descalvado), Marinete Granato, Jovino Bueno (São Carlos). 
O poder público estará representado por Antonio Gulla (Gavião Peixoto), Oriomar Sampaio (Araraquara), Nilva Rodrigues, Nilma Gibertone (São Carlos) e Miguel Coelho (Porto Ferreira).