Mundial Infanto-Juvenil Feminino: Brasil vence o México

Com o resultado, a equipe brasileira garantiu a segunda vitória no campeonato

Fotógrafo: João Pires/LBF
13/08/2011 - 16h56

Depois de estrear com vitória sobre a Eslováquia, a seleção brasileira infanto-juvenil feminina de vôlei voltou a vencer no Mundial. Na manhã deste sábado (13), no ginásio Ankara Sports Hall, na Turquia, a equipe verde amarela, treinada por Maurício Thomas, conquistou a segundo triunfo ao derrotar o México por 3 sets a 1 (25/13, 23/25, 25/14 e 25/22), em 1h44 de partida.
Com o resultado, o time brasileiro assumiu a primeira colocação no grupo B, com seis pontos. As argentinas, que neste sábado venceram a seleção da Eslováquia por 3 sets a 2 (23/25, 25/18, 25/23, 23/25 e 15/5), ocupam o segundo lugar, com cinco pontos. Na terceira posição estão as europeias, com um ponto, e, em último lugar, aparece o México, que ainda não pontuou no Mundial.
O Brasil volta à quadra neste domingo (14), às 10h30 (horário de Brasília), para duelar contra a rival sul-americana, a seleção da Argentina, em partida que encerrará as disputas do grupo B na primeira fase do campeonato.
A oposta brasileira Rosamaria foi o destaque da partida deste sábado com 16 acertos, sendo 13 de ataque. A ponteira Gabriela também sobressaiu no jogo e pontuou 15 vezes. Do lado do México, a jogadora Samantha Bricio foi quem mais contribuiu para a sua equipe: 11 pontos.
No duelo deste sábado, as brasileiras não mantiveram o mesmo nível apresentado na partida de estreia, quando venceram por 3 sets a 0. No entanto, apesar da derrota na segunda parcial, o time verde amarelo não teve muitas dificuldades para superar mais um adversário no caminho rumo ao tetracampeonato. Apenas o segundo set seguiu equilibrado durante todo o tempo. Nos demais, o Brasil dominou o marcador.
O técnico brasileiro, Maurício Thomas, destacou a postura do México. "A seleção mexicana jogou muito bem. Estão de parabéns. Erramos muito no segundo set e elas nos fizeram trabalhar bastante na parcial", elogiou Maurício.
Embora alguns momentos de instabilidade na partida, as brasileiras conseguiram manter o foco e mostraram sua força nos lances decisivos. Maurício Thomas lembrou que o Brasil entrará em quadra sempre como favorito. "O Brasil será sempre o time a ser batido. Temos que aprender a lidar com essa situação", declarou o técnico.
A central Raquel Vasconcelos, capitã da equipe brasileira, destacou a garra do time."Realizamos nossa missão. No final, colocamos todo o nosso coração para superar a forte equipe mexicana", disse Raquel.
Mesmo com a derrota, o treinador mexicano ficou satisfeito com o resultado. "Tivemos muitos problemas na recepção e o Brasil joga em um nível muito elevado. Mas foi uma boa experiência. Hoje, sou um pouco mais feliz do que ontem", comentou Victo Garcia.
O Brasil é o atual campeão mundial. O último título foi conquistado em 2009, na Tailândia. A equipe brasileira ainda conquistou a medalha de ouro em outras duas edições: 1997 e 2005.


EQUIPES
BRASIL - Naiane, Rosamaria, Gabriela, Paula, Raquel e Valquíria. Líbero: Juliana FelipelliEntraram: Isabella, Carla, Stephanie e NayaraTécnico: Maurício Thomas
MÉXICO - Lizbeth, Valeria, Ana, Samantha, Alejandra e Alicia. Líbero: GabrielaEntraram: Maria e AndreaTécnico: Victor Garcia

NÚMEROS DA PARTIDA 

BRASIL 
Ataque - 45Bloqueio - 14Saque - 6Erros do adversário - 33

MÉXICO
Ataque - 25Bloqueio - 4Saque - 1Erros do adversário - 44