Sede da Fisa levará o nome de Carmen De Santi

Andréa Túbero Silva também foi homenageada junto com as demais ex-presidentes do Fundo de Solidariedade

Fotógrafo: João Pires/LBF
13/08/2011 - 17h04

O Fundo das Instituições Sociais de Araraquara (Fisa) lançou, na manhã deste sábado (13), a pedra fundamental da sua futura sede, que levará o nome da ex-primeira dama de Araraquara, e ex-presidente do Fundo Social de Solidariedade, Carmen De Santi, falecida no ano passado. 
O deputado estadual e presidente do PT do estado de São Paulo, Edinho Silva esteve na solenidade junto com a esposa Andréa Túbero Silva, que foi homenageada junto com as demais ex-presidentes do Fundo Social de Solidariedade. Compareceram também à solenidade o prefeito Marcelo Barbieri, o deputado estadual Roberto Massafera, o deputado federal Dimas Ramalho, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zi Barbieri, a ex-presidente do Fundo, Dorinha Medina, além do Secretário de Assistência Social, José Carlos Porsani e o Secretário de Agricultura, Ronaldo Napeloso. A professora Sônia De Santi representou a família da homenageada e o ex-prefeito Waldemar De Santi. Também estiveram presentes representantes das entidades assistenciais da cidade.
O prédio será construído em terreno de 1.500 m² doado pela prefeitura no Jardim Maggiore, zona norte da cidade. O investimento previsto é de R$ 600 mil e será realizado em etapas. A primeira fase, orçada em R$ 200 mil, prevê a construção do salão de festas.
“É o suficiente para que possamos realizar atividades visando angariar fundos para a continuidade das obras”, disse o presidente do Fisa, Milton Domingues Junior. “Este é um momento histórico não só para o Fisa, mas para todas as pessoas que atuam como voluntárias, que deixam de lado o seu “eu” para ajudarem ao próximo”, ressaltou.
O Fisa é formado por 45 entidades assistenciais que trabalham com pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, de maneira preventiva e emergencial. “É uma dedicação diária de centenas de voluntários para diminuir o sofrimento e oferecer conforto a quem enfrenta dificuldades financeiras momentâneas ou mesmo de desamparo”, acrescentou Milton Domingues Junior.
O Fisa é o principal parceiro do município na realização da Facira – Feira Agro Comercial e Industrial da Região de Araraquara. As entidades que integram o órgão montam barracas na área de alimentação da feira e arrecadam recursos que ajudam na manutenção delas durante o ano. 
Para o deputado e ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, a construção da sede própria é emblemática para o Fisa, porque representa a materialização de um órgão que sempre trabalhou para que a cidade tivesse uma rede social forte e atuante. “As parcerias do Fisa com o município são fundamentais para as ações de prevenção e combate à vulnerabilidade social, pois muitas vezes a ação voluntária chega aonde o poder público não consegue chegar”, observou. 
O parlamentar acrescentou que o Fisa já instituiu sua marca em Araraquara, junto com a Facira. “Esta marca é simbolizada pela solidariedade, pela mobilização de um contingente cada vez maior de voluntários em favor de uma causa, a fraternidade em favor do próximo. É, também, uma marca do caráter de Araraquara”, salientou. 
Edinho enalteceu a diretoria do Fisa pela escolha de Dona Carmen De Santi para dar nome à sede da entidade. “O nome de Dona Carmen reforça a simbologia deste local, ela se dedicava 24 horas por dia às questões do Fundo Social, tinha uma aura pacificadora e agregadora. Araraquara reconhece e eterniza, aqui, esse legado, um símbolo de esperança para as futuras gerações”, concluiu.