Campanha de Doação de Sangue tenta atrair mais doadores

17/08/2011 - 03h00

O Hemonúcleo Regional de Araraquara da UNESP está solicitando à população de Araraquara e região que façam parte de uma corrente que salva vidas doando sangue.
Cristina Gibran Di Nardo, Assistente Social do Hemonúcleo, explicou que desde o início de agosto registraram queda de 40% no número de doadores por dia. 
“As transfusões são constantes e crescentes, precisamos do valioso apoio para não faltar sangue para abastecer os hospitais de Araraquara e Região”, disse Cristina.
Eles precisam de todos os tipos sanguineos, mas os mais urgentes são dos tipos A NEGATIVO e AB NEGATIVO. Cristina informa que no dia 22 de agosto devido ao feriado municipal o Hemonúcleo estará fechado. 
Se alguém for destes tipos sanguineos ela pede que entrem em contato urgente com o hemonúcleo e aqueles que quiserem doar também poderão fazê-lo indo ao Hemonúcleo da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP, no Centro de Araraquara, que fica na Rua Expedicionários do Brasil, 1621, entrada pela lateral na Alameda da Saudade, próximo ao Cemitério São Bento. O telefone para contato é (16) 33016102. As doações poderão ser feitas de  2ª à 6ª feira das 07:00 às 19:00h e aos sábados das 08:00 às 12:00h. 

Orientações básicas:

. Apresentar carteira de identidade (RG), ou carteira de habilitação (CNH), ou carteira profissional;
. Ter entre 18 e 67 anos; OBS: Entre 16 e 18 anos precisa de autorização por escrito dos pais, reconhecida firma em cartório. 
. Pesar mais de 50kg;
. Estar bem de saúde e comunicar se está tomando medicamento;
. Não estar em jejum;
. Não comer alimentos gordurosos (carne gorda, feijoada, ovo, maionese, fritura. Após o  almoço aguardar 03 horas para doar sangue;
. Não fumar 01 hora antes e não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas.