Marcos Bomba participa do maior encontro de ferreomodelismo da América Latina

Radialista ganhou dois prêmios em concurso realizado no evento em 2010

17/08/2011 - 03h10

O apresentador da Rádio Uniara FM, Marcos Claudino, o Bomba, irá participar da 15ª edição do Encontro de Ferreomodelismo de São Carlos no próximo dia 20 de agosto, na Estação Cultura da cidade, localizada na Praça Antônio Prado, sem número. O evento é considerado o maior da América Latina na área. O radialista, que também é vice-presidente da Associação de Ferreomodelismo de Araraquara – AFA, afirma que nesta edição comemorativa haverá novidades.
“Neste este ano, foi lançada a réplica da primeira locomotiva elétrica do Brasil, a Vandeca, em escala 1:87, padrão do ferreomodelismo, e será exibida ao público de forma inédita no evento”, comenta Bomba. Ele explica que o apelido do veículo é uma referência à cantora da Jovem Guarda Wanderléia, devido ao fato da frente da locomotiva se parecer com uma minissaia, vestimenta bastante utilizada pela cantora.
O apresentador, que tem no ferreomodelismo seu maior hobby, conta que todo o ano o encontro é especial, porque “geralmente se conhece alguma novidade que a Frateschi – empresa responsável pelo encontro - irá lançar, e o concurso que premia as melhores miniaturas”. Em 2010, Bomba venceu na categoria “Diorama” e obteve a segunda colocação na categoria “Estrutura”.
De acordo com o colecionador, o primeiro passo para quem quer começar com esse hobby é visitar um encontro de ferreomodelismo para assim ter uma ideia de como tudo funciona. “É necessário também ter paciência e dedicação. Muitos pensam que é um passatempo caro, mas se compararmos a outros hobbies, é relativamente barato, inclusive a manutenção”, explica. Bomba diz que, com cerca de R$ 300,00, pode-se comprar uma miniatura com circuito oval, locomotiva e vagão, a chamada caixa básica.
O apresentador lembra que o ferreomodelismo não é somente diversão, mas também conhecimento. “O passatempo é muito importante porque faz com que você estude prédios históricos, comportamentos, costumes e comerciais da época, entre outras coisas. Quando modelamos um vagão, procuramos plantas originais e convertemos as miniaturas na escala padrão. De modo geral, você aprende um pouco sobre mecânica, engenharia e história”, finaliza.

A Frateschi
A empresa, que leva o nome da família homônima, é a única fábrica brasileira que produz trens na escala reduzida HO, um tipo específico de medida (1:87). No início, fabricava brinquedos, mas hoje dedica-se somente à produção de trens elétricos.
Visando incentivar o ferreomodelismo, criaram o encontro anual na cidade de São Carlos há 15 anos.Para mais informações sobre a Frateschi e o encontro, acesse o site www.frateschi.com.br.

A AFA
Bomba, que tem o ferreomodelismo como hobby há cerca de 3 anos, é vice-presidente da Associação de Ferreomodelismo de Araraquara – AFA, instalada no Museu Ferroviário, que será reinaugurado no dia 27 de agosto.
A Associação é regulamentada há dois anos, mas já existe há cinco. Lá existem quatro maquetes, sendo que uma quinta está em manutenção. E qualquer pessoa que se interesse pelo assunto pode se associar. “É um hobby que ajuda a desestressar”, garante Bomba.
Para mais informações sobre a AFA, acesso o site http://afaferreo.blogspot.com.