Temática das Mulheres elege proposta de cooperativismo

18/08/2011 - 03h23

A plenária temática das Mulheres do OP - Orçamento e Participação Para Todos elegeu a proposta que visa promover a autonomia econômica e financeira das mulheres por meio da facilitação do empreendedorismo, associativismo e cooperativismo, apresentada pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.
Ainda foram defendidas outras três propostas: implantação do protocolo de atendimento as mulheres vítimas de violências; criação do Centro de Atenção ao homem agressor e implantação de salas de aula para trabalhar a autoestima das mulheres.
O coordenador de Participação Popular, Marcos Daniel, anunciou que a proposta vencedora recebeu 55 votos dos 91 possíveis e será incluída no Orçamento municipal de 2012, com recurso de R$200 mil. Também foram eleitos nove delegados que acompanharão o andamento da proposta no próximo ano.
Segundo a presidente do Conselho Municipal, Edna Martins, o objetivo é orientar e capacitar a prática da união de projetos de mulheres produtoras para saírem da informalidade, fazer arranjos, atualmente existentes para a emissão de nota fiscal.
“Sabemos que as mulheres vivem uma dificuldade concreta para conseguir sair da informalidade, temos que criar mecanismos que possibilitem a conquista da autonomia financeira”, disse Edna. 

Ações
Edna Martins relatou que o município já está trabalhando na implantação do protocolo de atendimento às mulheres vítimas de violência.
A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Elaine Quintiliano, aproveitou a Temática para apresentar alguns números sobre o Centro de Referência da Mulher. Em 2011, apontou a coordenadora, 170 mulheres já procuraram o órgão, totalizando 484 atendimentos nos eixos de acolhimento, atendimento psicológico, encaminhamento social, relação de trabalho e capacitação profissional.
Elaine ressaltou também algumas ações do governo Marcelo Barbieri, como a implantação do plantão 24 horas para mulheres vítimas de violência no Centro de Referência e cursos de capacitação profissional realizados por meio de parcerias com empresas privadas e órgãos públicos.
A próxima plenária do OP, Região 17 em Bueno de Andrada, está programada para o dia 27 de agosto, na Emef Eugênio Trovatti, às 14h. No dia 30, será realizada a Temática da Juventude, no Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues, a partir das 19h.