Araraquara vai oferecer 390 vagas em cursos gratuitos de qualificação

18/08/2011 - 03h27

Em São Paulo, prefeito Marcelo Barbieri garante a liberação para a cidade de cursos de motofrete, assistente administrativo em transporte, logística básica, mecânica básica e eletricista encanador O prefeito Marcelo Barbieri obteve junto a Secretaria Estadual do Emprego e Trabalho (Sert), comandada pelo deputado Davi Zaia (PPS), a liberação de 300 vagas gratuitas para o curso de motofrete que será ministrado pelo Sest/Senat de Araraquara. A conquista contou com a intermediação do deputado federal Dimas Ramalho (PPS).
“A liberação de 300 vagas gratuitas são fundamentais para que esses profissionais possam trabalhar com qualificação e segurança”, explica o prefeito.
O curso especializado para motofretista se tornou obrigatório a partir da resolução nº 350/2010, instituída pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 
Com duração de 30 horas, o curso é destinado aos profissionais que trabalham com entrega de mercadorias e exercem atividades remuneradas na condução de motocicletas e motonetas. 
O Sest/Senat já está se credenciando junto ao Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP) para ministrar o curso de acordo com os requisitos e exigências estabelecidas pelo Detran, e assim que este processo for concluído, será possível se candidatar às vagas.

Qualificação

Também na Secretaria Estadual de Emprego e Relação do Trabalho, o prefeito confirmou mais dois outros cursos para a cidade que estavam sendo pleiteados pelo Sest/Senat de Araraquara.
O coordenador estadual de Políticas de Emprego e Renda, José Roberto Fukumaru, anunciou a liberação de 30 vagas para assistente administrativo em transporte e outras 30 vagas para o curso de logística básica, todas gratuitas.
Nesses dois cursos, com carga horária de 230 horas/aula, o aluno recebe bolsa auxílio de R$210 por mês, mais R$120 para custos com deslocamento, além de material didático e lanche.
“Num momento de forte crescimento de Araraquara, a oferta desses cursos se torna essencial para qualificação dos profissionais, que ocuparão os postos de trabalho gerados pelo desenvolvimento”, ressalta o prefeito Marcelo Barbieri, agradecendo o apoio dos deputados Dimas Ramalho (federal) e Roberto Massafera (estadual).
Marcelo também teve resposta positiva quanto à liberação de outros dois cursos que serão oferecidos pelo Senai, sendo os cursos de mecânica básica e de eletricista encanador com 16 vagas cada um.
O Senai e a Prefeitura mantêm uma parceria desde 2009, com o desenvolvimento do projeto Canteiro Escola, que já formou 2.650 pessoas na cidade, só na área da construção civil. Em agosto, teve início mais uma etapa do projeto, em vários bairros da cidade.
Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas no Ceat/PAT, na Rua Voluntários da Pátria nº 2310 ou pelo telefone (16) 3301-1599.