Guarda Municipal apresenta balanço contra o cerol

Até julho deste ano, já foram registradas em Araraquara 439 apreensões de linhas com o produto

18/08/2011 - 03h31

A Guarda Civil Municipal de Araraquara (GCM) apresentou balanço do número de apreensões de linhas com cerol (mistura de cola com vidro moído) em pipas. As apreensões são feitas durante operações realizadas no período das férias escolares.
Até julho de 2011 foram apreendidas 439 linhas com cerol, número equivalente a todo o ano de 2010, quando foram contabilizadas 440 ocorrências.
Segundo o coordenador da Guarda Municipal, Carlos Augusto de Oliveira Amorim, o número de apreensões cresceu este ano em relação ao ano passado por conta de mais ações de fiscalização.Amorim diz que a GCM também promove campanhas de conscientização na cidade contra o uso do cerol. “A conscientização pode evitar acidentes graves, principalmente de motos”, disse o coordenador, após a apresentação do balanço.
O secretário municipal de Segurança Pública, Eli Schiavi, reitera que as campanhas da GCM junto à população buscam ampliar o nível de conscientização contra o uso do produto.Schiavi acrescentou que a Guarda Municipal também atua junto com a Defesa Civil nas campanhas contra as queimadas urbanas, que tem provocado transtornos na cidade, principalmente neste período de estiagem.

Legislação 

Existe uma lei complementar em Araraquara, proposta pela vereadora Juliana Damus, que proíbe a comercialização e o uso do cerol.
Quando há flagrante de menor de idade empinando pipas com essas linhas, além da apreensão, é elaborada a ocorrência e o caso encaminhado ao Conselho Tutelar.
A Guarda Civil Municipal possui três números de telefone para quem quiser fazer denúncia anônima contra o cerol: 0800-77-00-155, 3335-2370 e Urgência 153.