Escolinhas de Esportes vão além da inclusão social

19/08/2011 - 03h06

Com 8.000 alunos distribuídos em 24 modalidades em mais 100 pontos espalhados em Araraquara cobrindo praticamente todos os bairros de Araraquara, as Escolinhas de Esportes selecionam talentos para as equipes de competição. O projeto tem apoio da Unimed.
Para o professor Sérgio Bergantin, coordenador das Escolinhas, “Araraquara vive um dos melhores momentos em sua história na formação de atletas”.
“Nos Jogos Regionais deste ano, disputados em Taquaritinga, contamos com 59% dos atletas com passagens pelas Escolinhas da Fundesport e isso reflete nos avanços que conquistamos, além da inclusão social. Na classificação geral, Araraquara foi a cidade que mais evoluiu em relação às pontuações anteriores”, avalia Sérgio.
“A filosofia de trabalho do prefeito Marcelo Barbieri é de incentivar e valorizar os atletas ormados na cidade”, acrescenta. 

Base no futebol

A Fundesport está preparando equipes competitivas de futebol para os campeonatos da Secretária Estadual de Esportes de São Paulo em três categorias: Sub-12, Sub-14 e Sub-16. “Nosso planejamento é suprir uma lacuna na formação de atletas. A Ferroviária está encarregada do Sub-20 e Sub-17 enquanto nós preparamos a base com atletas revelados nas Escolinhas”, conta Sérgio.
Os treinamentos  do Sub-12 são realizados no Estádio Municipal do Botânico; o Sub-14, no Luiz  Bento Palamone , antigo campo do Acco e o Sub-16, no Centro de Treinamento do Pinheirinho. 
Outra modalidade que tem grande demanda é a natação, com aulas no Complexo Aquático Governador Lucas Nogueira Garcez, na Fonte Luminosa. “Temos lista de espera mesmo ampliando a grade de aulas com novas turmas”, explica o secretário Jair Martineli.
O vôlei é outra modalidade em ascensão com 21 pontos em escolas municipais e estaduais, clubes e praças com o projeto Voleisol formando atletas. “Conseguimos o título do vôlei nos Regionais com uma equipe mista de atletas experientes com jovens formados na cidade”, observa Martineli. 

Desfile cívico

A Fundesport participará do desfile cívico dos 194 anos de fundação de Araraquara com 500 alunos, que em grupo de 12 representarão todas as modalidades esportivas. No abre alas desfilarão quatro esportistas, Eulália Schiavon, Luiz Rodrigues Malheiros, José Roberto Fernandes e Wilson Silveira Luiz.
“Trata-se de uma justa homenagem à professora Eulália Schiavon, uma das pioneiras nas organizações dos Jogos da Primavera e da Festas da Ginástica; ao Luiz Malheiros, que presta dignos serviços nas piscinas da Ferroviária desde 1948; ao jornalista José Roberto Fernandes, respeitado profissional e diretor da Associação de Basquetebol de Araraquara e ao narrador e assessor de imprensa Wilson Luiz com uma inestimável folha de serviço ao nosso esporte”, comenta o prefeito Marcelo.
A concentração dos alunos da Fundesport será a partir das 8h no pavilhão principal do Cear, na segunda feira (22). A apresentação no desfile será na nona posição.
As matrículas para as modalidades podem ser realizadas durante todo o ano. Os interessados podem dirigir-se aos pontos nos bairros ou obter mais informações na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, localizada na Avenida Gastão Vidigal, 62 ou pelo telefone:3303-2708.