Município valoriza agentes comunitários de saúde

Fotógrafo: João Pires/LBF
19/08/2011 - 03h12

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nessa quinta-feira (18), na sede do Centro de Formação de Recursos Humanos para o SUS/SP de Araraquara (Cefor), um evento em comemoração ao Dia Municipal do Agente Comunitário de Saúde (ACS). 
Organizado pela Coordenação de Atenção Básica e por uma comissão formada pelos próprios agentes comunitários, a celebração teve como objetivo valorizar o profissional e promover a troca de experiências entre 14 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e três equipes do Programa Agente Comunitário de Saúde (Pacs).
A secretária municipal de Saúde, Dra. Regina Barbieri Ferreira, representando o prefeito Marcelo Barbieri, destacou a importância desse profissional para toda a população. “Vocês primam pelo trabalho na busca pela qualidade da saúde de Araraquara. O empenho e dedicação de cada agente comunitário devem ser valorizados por todos nós”, observou.
Dra. Regina comentou sobre o projeto da Prefeitura que visa transformar todas as unidades de saúde do município em ESFs com a atuação dos ACS. 
“Hoje temos 150 agentes, no próximo ano, nossa expectativa é de que tenhamos 450 agentes comunitários trabalhando pela saúde, somando ainda mais motivos para comemorarmos este dia dedicado a vocês”, afirmou a secretária.
A data comemorativa ficou definida em 18 de agosto, após a aprovação da Lei Municipal 7.488, de autoria do vereador Tenente Santana. Presente na cerimônia, o parlamentar, que estava representando a Câmara Municipal, parabenizou a todos e lembrou que “os agentes comunitários são o elo entre o médico, as autoridades e a população”.  
Na ocasião, também foi lançada uma cartilha sobre a atuação do ACS que será entregue à comunidade. As ilustrações foram feitas pelo agente administrativo da ESF do Jardim Maria Luiza, André Manzini.

Experiências
O evento contou com a palestra da profissional de saúde Maraiza Alves Freitas com o tema “Visita Domiciliar: qualidade ou quantidade?” e com a apresentação musical da equipe da ESF do Jardim Maria Luiza. 
Todas as equipes de ESF produziram trabalhos que foram expostos, possibilitando a troca de experiências e conhecimento entre os profissionais.
Para a agente comunitária de saúde do Jardim Cruzeiro do Sul, Fabiola Ralha, a data é uma grande conquista, principalmente pela “possibilidade de conhecer o que as outras equipes estão produzindo pela cidade”. Essa é a mesma opinião da agente comunitária do Jardim Marivan, Luciana Marques, que completou: “este evento é muito importante, pois nos sentimos valorizados e lembrados”.