Projeto Aurora lança oficinas e organiza banco de perucas

Fotógrafo: João Pires/LBF
19/08/2011 - 03h29

O Ambulatório de Saúde da Mulher de Araraquara, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nessa quinta-feira (18) um café da manhã para lançar as primeiras oficinas do Projeto Aurora – Um recomeço a cada amanhecer. 
O objetivo do projeto consiste em resgatar a autoestima das mulheres e oferecer suporte para a retomada das atividades após o tratamento contra o câncer. Além da realização das oficinas, o projeto contempla também a criação de um acervo de perucas, lenços e chapéus. Para que isso se concretize, o Ambulatório pede a doação desse material. 
“O governo do prefeito Marcelo Barbieri apóia projetos como este. O Projeto Aurora é uma iniciativa exemplar”, comenta a secretária municipal de Saúde, Dra. Regina Barbieri Ferreira. Para a consolidação do Aurora, foram firmadas parcerias com o Fundo Social de Solidariedade (órgão da Prefeitura), Liga Araraquarense de Combate ao Câncer (Lacca) e Uniara.

Oficinas
Segundo a psicóloga e autora do projeto, Jaqueline Liberato, as oficinas são voltadas as pacientes do Ambulatório, que já podem se inscrever.
“Realizamos uma pesquisa de interesse entre as mulheres em tratamento no Ambulatório para identificarmos quais oficinas seriam importantes para elas”, explicou a psicóloga.
A partir da próxima semana, começarão as oficinas de Terapia Ocupacional e Fisioterapia. Ainda de acordo com Jaqueline, em breve terá início também a oficina de Cuidados Estéticos.
A professora do curso de Terapia Ocupacional da Uniara, Adriana Araújo, contou que sete alunas do 3º ano aplicarão as oficinas trabalhando principalmente com atividades artesanais, orientação de atividades de vida diária e vida prática. “Com esse trabalho buscamos resgatar a autoestima e o lado profissional dessas pacientes”, afirma.

Doações
A assistente social e co-autora do projeto, Manuela Faleiros, explica que as perucas, lenços e chapéus serão emprestados as pacientes que, ao final do tratamento, devolverão o material para que outra pessoa possa utilizar.
“Muitas mulheres já sofreram as consequências da doença e podem ter em casa alguns acessórios que não utilizam mais e podem ser doados para o banco”, aponta. 
Também podem ser doados sutiãs, bolinhas de polietileno, tecidos, linhas e agulhas para serem usadas durantes as oficinas terapêuticas.
“Já estamos começando nosso acervo, foram doados muitos lenços e chapéus. Recebemos também duas perucas feitas com cabelo natural. Continuamos contando com a solidariedade das pessoas para aumentarmos ainda mais o nosso banco”, diz Jaqueline. Na próxima semana, devem chegar ao Ambulatório próteses mamárias provisórias doadas pelo Rotary Clube de São Paulo.
Quem tiver interesse em participar do projeto como voluntário, bem como aqueles que desejam doar os materiais, devem procurar o Ambulatório de Saúde da Mulher, na Avenida Joaquim Alves nº 406, no Jardim Primavera, ou ligar para o telefone (16) 3334 2253.