A Orquestra Jovem da Filarmônica de Israel, orquestra que prepara músicos para a aclamada Filarmônica de Israel, está em turnê por várias cidades
Fotógrafo: João Pires/LBF
20/08/2011 - 01h29
A Orquestra Jovem da Filarmônica de Israel (Buchmann-Mehta School of Music) que prepara músicos para a aclamada Filarmônica de Israel - está em turnê para um total de oito apresentações por várias cidades brasileiras. Araraquara é uma das cidades a ter o privilégio de assistir a essa orquestra de altíssimo nível, que traz "o selo de aprovação" da Orquestra Filarmônica de Israel, tida como uma das melhores do mundo.
No aniversário dos 194 anos de Araraquara, a Orquestra Jovem da Filarmônica de Israel apresenta-se na noite deste sábado (20), na Praça Pedro de Toledo, em concerto gratuito, ao ar livre. A apresentação tem como regente o consagrado professor e maestro Zeev Dorman e como destaque o jovem e talentoso violinista finlandês Petteri Iivonen.
Iivonen será o solista do Concerto para violino e orquestra de Tchaikovsky, peça que teve sua estreia em 1881, em Viena, e logo se tornaria uma das grandes obras-primas do repertório para violino.
O programa tem também duas outras obras de Tchaikovsky (a Valsa do balé O Lago dos Cienes e aSinfonia nº 5) e ainda obras de obras de Verdi (a abertura da ópera A Força do Destino), Dvorák (duas dasDanças Eslavas) e Brahms (duas das Danças Húngaras).
A apresentação, que faz parte das comemorações de aniversário da cidade, é uma realização do Ministério da Cultura e EPTV, com o apoio da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. A apresentação tem duração de aproximadamente 80 minutos, sendo a indicação etária livre para todas as idades.
Sete brasileiros - Uma atração a mais no concerto de Petteri Iivonen com Zeev Dorman e a Orquestra Jovem da Filarmônica de Israel é a participação de sete músicos brasileiros na formação da Orquestra.
A Buchmann-Mehta School of Music tem um bem sucedido Programa Internacional de Bolsas para Estudantes Estrangeiros, que proporciona a jovens músicos de todas as partes do mundo a possibilidade de estudar ao lado de israelenses de diferentes origens sociais.
Estudantes aceitos no programa moram e estudam em Tel Aviv em condições ideais, através de bolsas de estudo integrais e de bolsas de estadia. Hoje o programa envolve três dezenas de estudantes de vários países, entre eles Brasil, Canadá, Estados unidos, Quênia, Japão, Coreia, China, Espanha, Moldávia, Finlândia, Rússia, Itália, Alemanha, República Tcheca e Eslovênia.
Os sete músicos brasileiros que estudam atualmente na escola e integram a Orquestra Jovem da Filarmônica de Israel nesta turnê brasileira são: José Batista Júnior - viola (oriundo do Instituto Baccarelli), Émerson Nazário - violoncelo (oriundo do Instituto Baccarelli), Marcos Ramos Lemes - contrabaixo (oriundo do Instituto Baccarelli), Abner Landin - violino (de São Paulo, aluno de Pablo de León e bolsista da BMSM desde 2009), Simone Elenciuc - violino (de Foz do Iguaçu, a única do grupo que não tem a bolsa integral; foi para Israel em 2010, prestou o vestibular no ano seguinte e foi admitida na escola), Welintom Gabriel - trompa (de Tatuí, com passagem pela Orquestra Experimental de Repertório e bolsista da BMSM desde 2009), Alberto Fernandes - contrabaixo (mineiro formado pela Escola de Música da UFMG).
Programa:
G. Verdi (1813-1901)
Abertura da ópera A força do destino
A. Dvorák (1841-1904)
Danças eslavas Op. 46 Nº 8 e Op. 72 Nº 2
P. I. Tchaikovsky (1840-1893)
Valsa de O Lago dos Cisnes
P. I. Tchaikovsky (1840-1893)
Concerto para violino e orquestra em ré maior, Op. 35
Solista: Petteri Iivonen
J. Brahms (1833-1897)
Danças Húngaras Nºs 5 e 6
P. I. Tchaikovsky (1840-1893)
Sinfonia nº 5 em mi menor, Op. 64
S E R V I Ç O
Orquestra Jovem da Filarmônica de Israel
Local: Praça Pedro de Toledo (Rua 08, na altura da Av. Duque de Caxias – Centro)
Data: sábado (20 de Agosto)
Horário: 20 horas
ENTRADA FRANCA