Vereador Zé Luiz representou o Legislativo no evento
19/12/2018 - 00h33
Esporte
A manhã do domingo (16) foi marcada por muitos dribles e diversão. O motivo foi a realização da final do Campeonato Amador de Futebol de Araraquara. Um trabalho conjunto entre Secretaria Municipal de Esportes, Liga Esportiva de Futebol e Eventos do Município de Araraquara (LEFEMARA), jogadores, técnicos e apoiadores da categoria. Entre eles, o vereador Zé Luiz (PPS) (Zé Macaco), ex-jogador do time da Ferroviária, que tem, por meio de seu mandato na Câmara Municipal de Araraquara, buscado valorizar o futebol amador na cidade.
O encerramento da competição, realizado no Estádio da Fonte Luminosa (Doutor Adhemar de Barros), teve início com a final da série B. Entre as 16 equipes, Amerilense e União FC foram os finalistas. Em uma disputa acirrada, o empate em 2X2 foi decidido nos pênaltis. Com a marca de cinco gols contra três do adversário, o time de Américo Brasiliense levou o título.
Logo depois, disputando a taça da série A foram a campo Hortênsias e Flamenguinho. Em uma partida equilibrada e ao som dos cantos incessantes das torcidas, o Hortênsias saiu na frente com um gol de Vandinho, aos 17 minutos do segundo tempo. Mas, na etapa complementar, o adversário conquistou o empate e a decisão também foi a pênaltis. E foi apenas durante a sexta cobrança, com a defesa do goleiro Betinho ao chute do jogador Maca (Flamenguinho), que o Hortênsias consagrou-se como campeão.
O campeonato, que começou em agosto, voltou a fazer parte da programação esportiva do município após quatro anos. De acordo com Zé Luiz, esse retorno marca um novo tempo para Araraquara. “Precisamos reconhecer a importância dessa categoria, pois é a partir dela que surgem muitos jogadores profissionais. É uma maneira de garantirmos novas oportunidades àqueles que desejam fazer do esporte uma carreira, bem como manter a cidade como referência no cenário estadual e também nacional. Hoje, o que vimos foram exemplos de dedicação e talento. A maioria dos jogadores concilia o esporte com o trabalho e, mesmo diante do cansaço, não deixaram de lado, em momento algum, a disposição e o espírito esportivo para conquistar a vitória”, parabenizou.
Ao todo 32 clubes e 1.120 atletas disputaram os 126 jogos realizados durante as fases do Campeonato. Todas as partidas tiveram acesso gratuito ao público.