Araraquara realiza Semana de Prevenção às Deficiências

Fotógrafo: João Pires/LBF
24/08/2011 - 01h00

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Assessoria Especial de Políticas para Pessoas com Deficiência (AEPcD), realiza a Semana de Prevenção às Deficiências. O evento que começou nesta terça-feira (23) segue até dia 25 e discutirá, entre outras questões, como trabalhar a deficiência e como administrar suas conseqüências. A Semana conta com o apoio da APAE, AAEE, Instituto Santa Luzia, Nosso Ninho, Para-DV, Sesi e Udefa.
O prefeito Marcelo Barbieri foi representado na abertura da Semana pelo secretário de Governo, Luiz Zaccarelli. “Esse evento é muito importante, pois se propõe a debater e divulgar a prevenção, respeito e atendimento aos deficientes. O governo do prefeito Marcelo tem trabalhado muito para apoiar e desenvolver projetos que atendam as necessidades dos portadores de deficiências”, reforçou.
Na ocasião, Zaccarelli apresentou as peças da Campanha pelo Respeito à Sinalização às Vagas Reservadas para Idosos e Deficientes Físicos, realizada em parceria pela Prefeitura, vereadora Juliana Damus, Secretaria de Trânsito e Área Azul Eletrônica. O projeto visa conscientizar sobre a questão com a distribuição de panfletos, cartazes e faixas.
O presidente da Câmara Municipal, Aluisio Braz, o Boi, ressaltou a importância das instituições para a cidade. “Temos que agradecer a cada instituição de Araraquara pelo trabalho que desenvolvem com as pessoas que mais precisam de apoio e orientação”, disse.
A assessora da AEPcD, Elisa dos Santos Rodrigues, destacou a prevenção como o principal tema. “A prevenção depende da conscientização de todos e para isso, é necessário o conhecimento sobre o assunto. Essa Semana vai discutir a valorização da pessoa com deficiência, e mostrar que podemos contribuir para o desenvolvimento do Brasil”, disse Elisa.
A presidente da APAE, Djanira Mattioli de Oliveira, representando as entidades, agradeceu a participação e colaboração de todos para a realização do evento. 

Programação 
A abertura da Semana teve a apresentação de dança dos alunos do CEC Aléscio Gonçalves dos Santos e a palestra “Fatores de Risco das Deficiências”, ministrada por Márcia Isabel Linjard.
No dia 24, a partir das 9h, na APAE, será debatida a inclusão das pessoas com deficiência na rede municipal de Ensino. Na seqüência, as discussões envolverão os 20 anos de implantação da Lei de Cotas para o deficiente no mercado de trabalho. Ainda no dia 24, à tarde, no Sesi, haverá práticas de esportes adaptados, com disputas de goal ball e basquete sobre rodas.
O evento termina no próximo dia 25, com a realização de uma caminhada, antecipada de concentração, a partir das 8h, na Praça de Santa Cruz. Em seguida, na mesma praça, haverá apresentações do Coral da APAE e da Para-DV.