Show da Esquadrilha da Fumaça movimenta a cidade

Fotógrafo: João Pires/LBF
24/08/2011 - 01h04

A apresentação da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira na segunda feira (22), no aniversário de Araraquara, lotou o Aeroporto Bartholomeu de Gusmão. O espetáculo poderia ser visto de vários pontos da cidade, mas a possibilidade de ver as aeronaves de perto e ter contato com os pilotos levou cerca de 15 mil pessoas ao aeroporto.
Das 14h às 18h, o trânsito nos bairros Yolanda Ópice, Jardim Dumont, Del Rey, Cruzeiro do Sul, Arco Íris e outros no entorno do aeroporto foi intenso e a organização do evento contou com apoios da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, SAMU e agentes municipais de Trânsito.
Com meia hora de manobras de tirar o fôlego da população, os sete pilotos apresentaram loopings; leques de dispersão; espelhão com vôos normais e invertidos, entre outras. Ao final exibiram um coração em homenagem aos 194 anos de Araraquara.
“Fizemos um pedido ao alto comando da Força Aérea Brasileira, em Pirassununga, para a apresentação da Esquadrilha nos 194 anos de Araraquara e fomos prontamente atendidos. Parabéns aos pilotos e equipe de mecânicos, que proporcionaram um grande espetáculo à população”, disse o prefeito Marcelo Barbieri.

Combustível
Após a apresentação, enquanto atendia fãs distribuindo autógrafos e posando para fotos, o capitão-tenente aviador Fabrício Carvalho contou estar feliz em conhecer Araraquara e poder colaborar com as festividades da cidade. “O carinho do público é nosso combustível para continuarmos os treinamentos com a máxima concentração e companheirismo”, afirmou.
Outro aviador, o capitão Nielson Araújo da Silva afirmou que pela primeira vez participou de apresentação em Araraquara, cujo publico foi muito receptivo. “É muito gratificante ter o reconhecimento de nosso trabalho por este grande público”, reiterou Nielson.
Nos ombros do pai, Luiz Fernando Milani, o garoto Gabriel Milani, 4 anos de idade, disse orgulhoso que ganhou um avião, livros e boné da Esquadrilha. Já o pai resumiu o show dos pilotos: “Sem comentários, emocionante demais”.

Especialistas
Para integrar a Esquadrilha da Fumaça primeiro é necessário que o piloto seja voluntário, formado pela Academia da Força Aérea, ter no mínimo 1.500 horas de vôo, dentre as quais 800 horas como instrutor. O oficial será avaliado por uma comissão formada pelos próprios pilotos do Esquadrão e, sendo admitido ao grupo, passará por 2 ou 3 treinamentos diários numa única posição, até que esteja em plenas condições de apresentar perante o público. 
A permanência de cada piloto no Esquadrão é de 4 anos. Ao findar seu tempo, é transferido para alguma unidade do Comando da Aeronáutica, conforme as necessidades da Força Aérea.
Os pilotos da Esquadrilha da Fumaça são oriundos de vários tipos de aviação, tais como Patrulha, Caça, Ataque, Transporte e Asas Rotativas (helicópteros).