Vereadora visita órgãos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Pasta recebe verba mensal que a Hora Park arrecada no serviço de Área Azul

24/08/2011 - 02h22

A vereadora Juliana Andrião Damus (PP), junto com o vereador licenciado, José Carlos Porsani (PP), secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, realizaram visitas a órgãos agregados a própria secretaria, como o Reciclando Vidas, CRAS - Centro de Referência e Assistência Social do Jardim Maria Luiza, Espaço Kaparaó e CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social/Medidas Sócio Educativas, no Santana.
O objetivo das visitas foi o de conhecer os trabalhos desenvolvidos nesses órgãos, para que possa ser feito o encaminhamento correto de cada cidadão, que por sua vez, procura meios de trabalho, tratamento, assistência, entre outras necessidades.
Juliana explicou que a vulnerabilidade de muitas famílias ainda é grande, e muitos procuram ajuda para corrigir os seus problemas, sem saber da existência destes serviços das secretarias municipais. “A realidade é que a maioria das pessoas desconhece os trabalhos e recursos oferecidos dentro das secretarias, e até mesmo das possibilidades que proporcionam. Mesmo tendo a divulgação de todo o teor trabalhado em cada secretaria, através dos órgãos de imprensa, o desconhecimento sobre o mesmo prevalece”, afirmou Juliana.
Além dos recursos do orçamento municipal e outro de convênios estaduais e federais, relatou Porsani, ainda é destinada uma verba mensal para a secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em torno de 20 a 22 mil reais. Esses recursos são provenientes da empresa de parquímetro Hora Park, e são distribuídos pela própria secretaria de assistência aos demais órgãos agregados, como Espaço Kaparaó e Reciclando Vidas. Para o secretário, é de extrema importância a população saber como são utilizados os recursos arrecadados pelos parquímetros da cidade. 

Reciclando Vidas
A unidade do Reciclando Vidas, instalada na Avenida Projetada do Jardim Pinheiros, presta serviços na área de educação, defesa dos direitos e assistência social, promovendo aos jovens cidadãos que se encontram em situações de risco e vulnerabilidade social, uma maior conscientização social, cultural e cidadã. Contribui ao mesmo tempo com as famílias, trazendo uma formação apropriada para executar um trabalho que lhe traga geração de renda e autonomia. Para informações ligue (16) 3339-7279 

CRAS 
O CRAS – Centro de Referência e Assistência Social é um órgão de Proteção Social Básica das Famílias, onde são desenvolvidos projetos e atividades de caráter preventivo, fortalecendo vínculos afetivos e comunitários de famílias e pessoas que se encontram em situação de total vulnerabilidade social. O atendimento das famílias é feito através de cadastro realizado pela equipe do CRAS, onde cada caso recebe uma orientação que facilite o seu acesso à rede de serviços do município.
Atualmente Araraquara possui seis unidades do CRAS distribuídas nos bairros onde se encontra a maior quantidade de famílias em condições vulneráveis, como nos bairros do Selmi Dei, Vale do Sol, Yolanda Ópice, Hortênsias, Parque São Paulo e Maria Luiza. Para informações ligue (16) 3301-1800 

Espaço Kaparaó
O Espaço Kaparaó tem como função oferecer cursos de capacitação e qualificação profissional, tendo por objetivo estimular a criatividade, a iniciativa e o espírito empreendedor para quem quer crescer profissionalmente. As atividades são destinadas à população em geral como mulheres, homens, jovens e adultos. Para informações ligue (16) 3324-8809 ou (16) 3336-4866 

CREAS
O CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social/Medidas Socioeducativas oferta em seu âmbito ações de orientação, proteção e acompanhamento psicossocial individualizado e sistemático para as crianças, adolescentes e famílias, que estão em situação de risco ou violação de direitos, além dos adolescentes que são autores de ato infracional. Por tanto, organiza atividades e desenvolve procedimentos e metodologias, com o intuito de contribuir para a efetividade da ação protetiva das famílias, incluindo as orientações jurídicas e sociais em casos de ameaça e violação dos direitos individuais e coletivos. Para informações ligue (16) 3331-2303.