Ceat-PAT fecha por uma semana para curso de reciclagem

Órgão mostra que 1º semestre deste ano aponta crescimento em oferta de emprego na cidade em relação a igual período de 2010

25/08/2011 - 02h10

Entre os próximos dias 29 de agosto e 2 de setembro, o Ceat-PAT (Centro de Atendimento ao Trabalhador), que funciona na Rua Voluntários da Pátria, 2310, na região central de Araraquara, suspenderá temporariamente o atendimento ao público. 
Levantamento feito pelo órgão sobre o primeiro semestre deste ano aponta para crescimento na oferta de postos de trabalho na cidade, em comparação a igual período de 2010. 
Segundo o prefeito Marcelo Barbieri, os números confirmam o momento econômico positivo de Araraquara e a consequente geração de mais empregos.  
O coordenador de Economia Social e Solidária, Marcos Bispo, explica que durante a semana em que permanecerá fechado, todos os funcionários do Ceat-PAT passarão por um curso de reciclagem visando aprimorar o atendimento ao público.
Bispo acrescenta que será implantado no órgão um programa do Ministério do Trabalho e Emprego, de intermediação de mão de obra,   denominado ‘Mais Emprego’.
O coordenador diz que este programa visa “agilizar a prestação de serviços, como o Seguro Desemprego e programas de qualificação profissional”.
Vale ressaltar que durante o período de reciclagem no Ceat-PAT, o Banco do Povo, que funciona no mesmo endereço, continuará atendendo normalmente a população. 

Números positivos
Conforme relatório do Ceat-PAT, cresceu o número de oferta de trabalho no semestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2010.  
De janeiro a junho de 2011, foram disponibilizadas pelas empresas, 3.696 vagas de trabalho em Araraquara, contra 2.436 do ano passado.
No mesmo período, foram feitas este ano 7.481 convocações de empresas, via Ceat-PAT, para processo seletivo, e 5.323 em 2010.
Em relação a encaminhamentos para empresas, também para participação em processos seletivos, o órgão efetuou 17.987 no primeiro semestre de 2011, ou mais que o dobro dos primeiros seis meses do ano passado, quando foram efetuados 8.965 processos de encaminhamento.
Quanto ao número de colocações no mercado de trabalho, ou seja, admissões com intermediação do Ceat-PAT, foram confirmadas 1.157 neste 1º  semestre, contra 638 do primeiro mesmo período de 2010. 

Recorde 
Para o prefeito Marcelo Barbieri, os números do Ceat-PAT confirmam a fase de crescimento econômico de Araraquara, que tem quebrado recordes na criação de emprego na região.Conforme levantamento do Ciesp/Fiesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), somente no primeiro semestre deste ano a cidade criou 12 mil postos de trabalho, contra 3.650 em São Carlose 750 em Matão.
“Nossa cidade é escolhida pela localização geográfica e mão de obra qualificada”, ressalta o prefeito Marcelo.