HEAB oferece assistência gratuita no Dia Nacional de Combate ao Fumo

25/08/2011 - 02h15

Avaliações e exames como de voz, pulmão e boca já estão sendo agendados; os interessados também poderão esclarecer suas dúvidas por  meio de orientações com profissionais da área e materiais educativos O  Hospital Estadual Américo Brasiliense (HEAB), da Secretaria de Estado da Saúde, promove na segunda-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo, um mutirão de prevenção e avaliação de fumantes, ex-fumantes e fumantes passivos. Durante o evento, especialistas da área farão avaliações e exames de voz, pulmões e boca, além de esclarecer dúvidas dos participantes. O serviço será gratuito e os interessados devem agendar horário com antecedência.
A ação faz parte da campanha de prevenção ao uso de tabaco e promoção de saúde que é realizada todos os anos pelo HEAB. O objetivo é diagnosticar precocemente as doenças causadas pelo fumo e, se necessário, encaminhar o paciente para tratamento especializado em programas municipais de controle de tabagismo ou para serviço de alta complexidade, no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Américo Brasiliense.
De acordo com a psicóloga e presidente da Comissão de Controle de Tabagismo do HEAB, Maria Flávia Frajácomo Ferreira,  mobilizações como essa são muito importantes para trabalhar a conscientização das pessoas, sejam elas dependentes ou não de tabaco. 
“Sempre que o assunto volta a ter destaque uma nova parcela da população se conscientiza sobre os malefícios da dependência e as vantagens na qualidade de vida para quem abandona o cigarro,” afirma. 

Sobre o tabagismo 
O tabagismo é a principal causa de muitas doenças pulmonares, de boca e também dos agravos ligados à voz. Entre eles destacam-se a bronquite crônica, enfisema pulmonar, cânceres de pulmão, boca e garganta, tumores em diversos locais do corpo e doenças cardiovasculares. Dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia apontam que 30% da população adulta é fumante. Estimativas mostram ainda que, a cada ano, ocorrem 125 mil mortes no Brasil em decorrência de doenças associadas ao fumo. 

SERVIÇO 
Mutirão antitabagismo no Hospital Estadual Américo BrasilienseQuando: 29 de agosto – Dia Nacional de Combate ao FumoHorário: das 9  às 12 horas e das 13 às 17 horasPúblico: todos os interessadosDocumentos necessários: CPF, RG e cartão do SUSAgendamento e mais informações: (16) 3393-7801