Motorista socorrista do Samu conquista 2ª lugar em Olimpíada

Fotógrafo: João Pires/LBF
25/08/2011 - 02h15

O Samu Araraquara participou no início de agosto da 1ª Olimpíada Brasileira de Atenção Pré-Hospitalar (APH), em São Paulo. O evento visou promover a integração, além de servir como avaliação e qualificação dos profissionais que atuam no atendimento às emergências no Brasil. Os jogos aconteceram paralelamente ao 3º Seminário Nacional de Atendimento Pré-Hospitalar e de Resgate de Acidentados (APH 2011).
As equipes participantes foram divididas nas categorias APH do Samu, APH dos Bombeiros e APH Privado, com disputa em quatro modalidades: atendimento básico, atendimento avançado, campeonato de RCP e prova de condução de viatura. 
O motorista socorrista do Samu Araraquara, Alessandro Marcelo Garbin, que há oito anos atua na unidade, conquistou a 2ª colocação geral após disputar três provas técnicas que compunham a competição de condução de viatura. Garbin competiu com outros 20 motoristas de todo o país.
“Participar da Olimpíada foi gratificante para mim, pois também pude representar meus colegas. Estamos sempre tentando fazer o melhor para proporcionar um atendimento ágil e de qualidade a toda a população”, comenta Alessandro.
A enfermeira e gestora do Samu Araraquara, Iara Rodrigues, reforça que o evento favorece a troca de experiências entre as equipes do Samu de todo o Brasil. 
“Conseguimos avaliar como nossa unidade está caminhando, já que todas as técnicas que participaram da Olimpíada são aplicadas no cotidiano. Percebemos como podemos melhorar para alcançarmos o atendimento de excelência”, afirma a gestora.
Araraquara também concentra a Central Operacional do Samu Regional que engloba 18 cidades da região. O Samu Araraquara é responsável, por meio do Núcleo de Ensino em Urgências, por treinar e capacitar as equipes desses municípios. 
A Olimpíada contou com a participação de 20 equipes do Samu de todo o país. O Samu Araraquara, além da 2ª colocação na condução de viatura, obteve na classificação geral a 6ª colocação em atendimento avançado e o 5º lugar em atendimento básico e também RCP.