Prefeitura firma acordo com IBM para ampliar cursos de TI

Termo de compromisso foi assinado na terça-feira, pelo prefeito Marcelo Barbieri e executivos da empresa

25/08/2011 - 02h17

A Prefeitura acaba de firmar um convênio com a IBM do Brasil, que visa capacitar jovens de Araraquara, maiores de 16 anos, que estejam fazendo ou tenham concluído o 2º grau, para curso gratuitos de Soluções de Tecnologia da Informação (TI). 
O termo de compromisso foi assinado no sexto andar do Paço Municipal, entre o prefeito Marcelo Barbieri e representantes da empresa, presentes na cidade.
Segundo Marcelo, o acordo representa “uma conquista para Araraquara, porque possibilitará que a juventude aumente a formação em TI a partir de uma grande empresa” e amplie suas possibilidades de emprego em uma área de franca expansão na cidade.
Marcelo citou a infraestrutura do município, que já possui 13 Telecentros e até o final do ano disponibilizará mais três, em parceria com o Ministério das Comunicações, e o programa Internet Para Todos, que cobre 95% da cidade, para a implantação dos cursos da IBM. 
Ainda de acordo com o prefeito, além da Secretaria Municipal de Governo, a qual estão vinculados os Telecentros, os cursos também serão desenvolvidos pelas Secretarias Municipais de Educação, e  de Desenvolvimento Econômico. 
“Esta parceria com a IBM será fundamental e trará muitos benefícios para Araraquara, que está se transformando em um pólo de TI num momento de crescimento do País e do nosso próprio município”, acrescentou Marcelo.
Para Edson Luiz Pereira, gerente de Parcerias Educacionais da IBM Brasil, os cursos de TI, desenvolvidos com o Instituto de Pesquisas Eldorado, possibilitam a ampliação da formação profissional, diante de um “mercado em fase acelerada de crescimento” e carente de mão de obra especializada. 
Pereira adiantou que, também pela parceria, a IBM disponibilizará à Prefeitura um curso de Inglês, como complemento aos cursos de TI. 

Atribuições

Pelo termo assinado na terça, caberá à Prefeitura instituir e acompanhar um programa de introdução em TI, coordenar a seleção e treinamento dos alunos, garantir a infraestrutura, como salas com computadores com acesso à internet, além de nomear monitores para os cursos, acompanhar o desempenho dos alunos e fornecer relatórios semanais à IBM.
À IBM Brasil caberá o fornecimento de infraetrutura remota, ou seja, um computador da empresa de grande porte e transmissão de aulas, via net, e operar e ministrar remotamente os cursos. 
O acordo estabelece ainda que o programa de TI será estruturado em duas fases, sendo a primeira constituída de um curso à distancia de fundamentos de tecnologia, com duração de trinta horas. 
Passada essa etapa, os alunos que obtiverem as melhores avaliações serão selecionados para a fase de especialização, também ministrada remotamente, por transmissão de imagemAinda segundo a IBM Brasil, o limite de estudantes definidos para os cursos será estabelecido pela Prefeitura. 
Também participaram da solenidade, o presidente da Câmara Municipal, Aluisio Braz (Boi) e os vereadores João Farias, Lucas Grecco e Fernando Câmara, o Galo, e outros representantes da IBM Brasil, como Rubens Vieira Jr., líder em Expansão Geográfica,entre outras autoridades.