Hoje acontece a 3ª Conferência Municipal de Mulheres de Araraquara

25/08/2011 - 02h20

Tem início nesta quinta-feira (25) a 3.a Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, na instituição Uniara. A abertura será a partir das 19h com palestra da pesquisadora e Mestre pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) Sabrina Mazo D’Affonseca. As atividades seguem na sexta-feira (26) com apresentação de dados de pesquisa realizada junto às mulheres de Araraquara,por iniciativa da instituição não-governamental Cedro Mulher. A Uniara está localizada na Avenida Dom Pedro II, número 660, Bairro Centro.
Segundo a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher Edna Martins a pesquisa é pioneira e constitui um mapeamento fiel da condição de vida das mulheres em Araraquara. "Sabemos da importância de iniciativas como esta, que contribuem positivamente para a elaboração de políticas públicas efetivas no município e no fortalecimento das organizações voltadas a luta das mulheres", complementou Edna Martins.
Denominada "Mulheres e Qualidade de Vida em Araraquara" a pesquisa, com dados do ano de 2010, constituiu um mapeamento abrangente que será apresentado de forma inédita nesta sexta-feira (26) às 10 horas da manhã pelo Prof. e Dr. José dos Reis Santos Filho Unesp - Araraquara.
Após palestra na noite de hoje a conferência continua na sexta-feira (26) com início as 8h da manhã com credenciamento, leitura e aprovação do regimento, onde as 10h ocorre a apresentação de pesquisa com mulheres da cidade. A partir deste momento os participantes poderão integrar um dos cinco grupos temáticos:  1-  Cuidando de si (Saúde/lazer/esporte): o que fazemos e o que queremos?, 2- Cuidando do outro (A família, idosos, crianças, trabalho doméstico): o que precisamos?, 3- Participando da Comunidade (Transporte, meio ambiente, moradia): que cidade queremos?, 4- Enfrentando o Mundo do Trabalho (Educação, capacitação, salários melhores): o que podemos? e 5- Enfrentando a violência de cada dia (Atendimento, informação sobre os direitos): o que fazer?  Após a discussão nos grupos temáticos as propostas serão levadas para a plenária onde serão apreciadas. A conferência marca assim, o processo de eleição de representantes no município para participarem da etapa estadual e depois nacional. Neste ano em dezembro será realizada conferência nacional onde devem ser elaboradas diretrizes para políticas voltadas as mulheres no país.
Na conferência em Araraquara deverão ser eleitas sete representantes que irão defender em nível estadual as propostas aprovadas na cidade. A atividade é aberta à participação de toda a sociedade e pretende dar destaque ao debate relacionado às condições de vida das mulheres de Araraquara.
A 3 ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres é uma realização da Prefeitura Municipal de Araraquara, do Centro de Referência da Mulher "Prof. Heleieth Saffioti" e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.