Estudante de Araraquara participa das paraolimpíadas escolares que começam hoje

Competição é voltada a alunos com deficiência visual, física ou intelectual

Fotógrafo: João Pires/LBF
26/08/2011 - 05h02

Nesta sexta-feira (26) começam as Paraolimpíadas Escolares de 2011 e a rede estadual de ensino enviará 71 estudantes para a delegação de São Paulo, que, ao todo, será composta por 116 atletas. Entre os alunos das escolas estaduais participantes 40 têm deficiência física, 22 deficiência visual e nove deficiência intelectual. A competição vai até dia 31 de agosto.
Representando a região de Araraquara, a aluna Salandra Santo do Amaral, da Escola Estadual Ergilia Micelli, vai competir na modalidade natação. A atleta de 17 anos tem deficiência visual.
O evento é a maior disputa esportiva para atletas com deficiência em fase estudantil no mundo. O Comitê Paraolímpico Brasileiro organiza a competição em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com a Prefeitura de São Paulo e com o Comitê de Apoio ao Paradesporto do Estado.
Participam das Paraolimpíadas alunos com deficiência visual, física ou intelectual, com idade entre 12 e 19 anos, regularmente matriculados no Ensino Fundamental e Médio das redes pública e particular em todo o País. 

Modalidades
A competição vai reunir 1.232 competidores de 24 estados, em dez modalidades: atletismo (para jovens com deficiência física, intelectual e/ou visual), natação (também disponível para as três deficiências), futebol de cinco (para deficientes visuais), futebol de sete (para deficientes físicos), goalball (para estudante com deficiência visual), tênis de mesa (para deficientes intelectual e/ou físico), bocha (para deficiente físico), judô (para deficiente visual), tênis em cadeira de rodas (voltado a deficiente físico) e voleibol sentado (para deficiente físico). 
Todas as modalidades são reconhecidas pelo Comitê Paraolímpico Internacional, o que faz da disputa uma das principais bases de referência para a escolha da equipe nacional para os Jogos Paraolímpicos no Rio de Janeiro em 2016. Os alunos que participarem da competição estarão em idade de disputar o evento internacional em 2016, por isso, a intenção é que as Paraolimpíadas Escolares sejam uma porta de entrada para os atletas. O evento realizado a partir de sexta-feira também qualifica esses alunos-atletas com deficiência para o programa Bolsa Atleta na categoria escolar. 
Neste ano, o Estado de São Paulo participará com a maior delegação do evento em sete modalidades. Ela é formada por 176 participantes. Além dos 116 atletas, há quatro atletas-guia para os esportistas que vão correr e 56 técnicos e dirigentes. Em 2010, São Paulo também foi o Estado com a maior delegação, formada por 161 pessoas  e 111 atletas, e obteve o segundo lugar na classificação geral da competição. O grande vencedor foi o Rio de Janeiro.
A equipe paulista é formada por 71 alunos da rede estadual, 17 da rede municipal e 28 da rede particular, totalizando 116 atletas. Os estudantes foram selecionados entre 498 pré-inscritos de 138 cidades do Estado de São Paulo, sendo 228 de escolas estaduais, 111 de municipais e 169 de particulares.
Serão representados pelos alunos da rede estadual 32 municípios: Alambari, Araraquara, Bebedouro, Bragança Paulista, Ferraz de Vasconcelos, Franca, Iguape, Itaquaquecetuba, Itu, Jacareí, Jundiaí, Limeira, Marília, Mauá, Miracatu, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Poá, Praia Grande, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santos, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba, Santa Rita do Passa Quatro, Suzano e Votuporanga. 
O número de participantes aumenta a cada ano. Em 2009, participaram delegações de 20 estados, somando cerca de 850 pessoas. No ano seguinte, esse número aumentou para 1.200 inscritos e 22 delegações. Desta vez, por fim, são esperados mais de 1.800 participantes de 24 estados, contando atletas e equipes técnicas. Só os atletas somam 1.232 participantes. Pela primeira vez na competição, dois estados nordestinos farão sua estreia nas Paraolimpíadas Escolares:  Ceará e Piauí.