Roberto Massafera diz que mudanças na filantropia beneficiam Santa Casa

Autor: Thiago Diniz
Fotógrafo: João Pires/LBF
26/08/2011 - 21h45

O deputado estadual Roberto Massafera avaliou como positiva as mudanças anunciadas hoje (26) em Araraquara pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nos critérios de enquadramento de entidades como hospitais filantrópicos.
“As mudanças vão ajudar a melhorar a remuneração da Santa Casa de Araraquara via SUS. Agora, também serão considerados aspectos técnicos e administrativos em que a Santa Casa vem se desenvolvendo bastante”, avaliou o parlamentar.
Alexandre Padilha esteve em Araraquara na sexta-feira (26) acompanhado do vice-presidente da República, Michel Temer, para assinatura de parceria em que serão construídas 5 novas unidades de Saúde da Família em Araraquara.
O ministro explicou que, até então, para ser considerado filantrópico, bastava que um hospital atendesse a um mínino de 60% de internações via SUS (Sistema Único de Saúde). Agora, segundo Padilha, o governo passa a considerar também aspectos administrativos como gestão financeira e operacional; e técnicos, como redução de infecção hospitalar e da permanência de pacientes nos leitos.
“São novos indicadores de desempenho para os hospitais filantrópicos que favorecem a Santa Casa de Araraquara. Nós assumimos o compromisso de recuperar a entidade e de melhoria constante do hospital com apoio das principais lideranças de Araraquara, principalmente do prefeito Marcelo Barbieri,” disse Massafera.
O ministro Padilha lembrou ainda que, o fato de ter se transformado em hospital escola deve ajudar a melhorar ainda mais o nível de atendimento da Santa Casa de Araraquara e favorecer também nos critérios utilizados para enquadramento de filantropia.