Encontro regional debate avanços do Fundo Social

Fotógrafo: João Pires/LBF
26/08/2011 - 02h45

Com 70 participantes e 31 cidades inscritas, o encontro regional de presidentes do Fundo Social realizado na tarde de quinta-feira (25), no salão de eventos do Hotel Comfort, debateu avanços  do órgão. Durante a abertura do encontro, o prefeito Marcelo Barbieri saudou os participantes e enalteceu a importância da entidade.
“Temos visto um crescimento do Fundo Social, nas cidades do Estado, graças ao apoio da primeira dama Lu Alckmin, que tem experiência e competência”, disse Marcelo.
“O Fundo Social tem um papel importante que é valorizar o trabalho voluntário nas entidades filantrópicas. Tivemos apoio da cidade na Campanha do Agasalho e também temos cursos de qualificação no Espaço Kaparaó, em parceria com o Senai, supervisionados pelo Fundo e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Também estamos concluindo as adequações em prédio no Jardim Manacás para a instalação da escola para serralheiros”, acrescentou o prefeito.
Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Araraquara, Zi Barbieri, “o encontro foi muito produtivo com trocas de experiências enriquecedoras e compartilhadas com as cidades da região”.
O vereador Elias Chediek, que representou a Câmara Municipal, afirmou que todos “os participantes  do encontro são pessoas privilegiadas em se dedicar ao próximo”. 
A assistente técnica do Fundo Social de São Paulo, Zeila  Giorgina Nogueira elogiou o trabalho de Zi Barbieri à frente do órgão em Araraquara. “É importante a atuação da Zi sempre procurando implantar novos programas na cidade. O governo estadual estuda a possibilidade de criação de cursos profissionalizantes nas áreas de modelagem, costura e confecções de caixas”, adiantou Giogina.

Trabalho
A reunião teve três apresentações de vídeos  sobre os trabalhos desenvolvidos nos Fundos Sociais, em cidades de grande, médio e pequeno porte. Depois das exibições foram debatidos detalhes de programas implantados com sucesso.
O vídeos de Araraquara enfocou as campanhas do agasalho, ajuda às vítimas das enchentes na região Serrana do Rio de Janeiro, as disputas dos jogos dos idosos, os preparativos para a instalação da escola de serralheiros e o apoio e manutenção da Banda Marcial Olávio Fellippe. 
Em seguida, a presidente do Fundo Social de Porto Ferreira, Viviane Cristina Razi, apresentou o projeto Idoso Legal, com ações de esportes, culturais e lazer implantados na cidade, inclusive com carteirinha que concede descontos no comércio, além de cursos voltados para geração de renda.
“Estamos indo além do assistencialismo com a geração de renda que reforça as baixas aposentadorias”, explanou Viviane.
O terceiro vídeo foi sobre a escola de marcenaria de Borborema.
O prefeito de Tabatinga, José Luiz Quarteiro, acompanhou a presidente da Fundo Social, Tereza Quarteiro, e comentou o crescimento das ações do Fundo Social. “Conseguimos instalar uma praça de exercícios físicos para os idosos e estamos pleiteando uma segunda além de cursos profissionalizantes”, destacou o prefeito.