Prefeitura de Araraquara apóia ações de combate ao fumo

Fotógrafo: João Pires/LBF
27/08/2011 - 02h51

O dia 29 de agosto, segunda-feira, é reconhecido como o Dia Nacional de Combate ao Fumo. O Ministério da Saúde considera o controle do tabagismo parte do Plano de Ações Estratégicas para Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), que prevê uma série de iniciativas para reduzir, nos próximos dez anos, em 2% ao ano as mortes prematuras por DCNT. 
Em relação ao tabagismo, a meta é reduzir a frequência de fumantes entre adolescentes e adultos. Segundo estimativa do próprio Ministério, a idéia é chegar a 2022 tendo reduzido de 15% para 9% o número de fumantes na população adulta.
Em 2011, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), com o apoio do Ministério da Saúde, lançou uma nova campanha. Com o tema “Viver bem é viver com saúde. Fique longe do cigarro", o objetivo é reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Araraquara
A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria de Saúde, desenvolve na unidade Estratégia de Saúde da Família do Jardim Brasil, um programa antitabagista destinado a pessoas interessadas em parar de fumar.
O curso tem duração de seis semanas. Durante os encontros semanais, a equipe orienta os dependentes do cigarro como largar o vício. Os participantes também recebem um kit de medicamentos, destinados especialmente para o tratamento e disponibilizados pelo Ministério da Saúde (MS).
“As equipes de ESF do Jardim Brasil está capacitadas pelo Cratod - Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas. Os interessados em abandonar o vício recebem tratamento, acompanhamento e os medicamentos necessários”, reforçou a coordenadora de Atenção Básica em Saúde, Maria da Penha Santos.
CursoNa próxima segunda-feira (29), tem início o curso gratuito antitabagismo realizado pela Escola Adventista de Araraquara com apoio da Prefeitura e da Agência Adventista de Recursos Assistenciais (Adra). De acordo com o coordenador do curso, pastor Gilberto Porto, a iniciativa tem duração de três meses, sendo a primeira semana marcada por encontros diários. “Faremos um intensivo entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro. Em seguida, os encontros passam a ser semanais com a realização de terapia em grupo e orientação”, explicou Porto.
O curso é composto por palestras com médicos, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas. Os fumantes interessados em participar podem se inscrever até segunda-feira na sede da Escola Adventista de Araraquara, na Avenida Feijó nº 566.