Centro de Referência do Jovem e Adolescente tem nova sede

30/08/2011 - 02h09

A Prefeitura de Araraquara inaugura nesta terça-feira (30), às 17h30, a nova sede do Centro de Referência do Jovem e Adolescente “Enfermeira Conceição Aparecida Cagnin Antunes (Gum)” - CRJA, localizada na Avenida Arcângelo Nigro, 422, no Centro.
O CRJA, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, há mais de uma década desenvolve projetos de cuidados à saúde com adolescentes entre 12 e 17 anos, encaminhados pela rede municipal de Saúde e de Educação, Conselhos Tutelares, ordem judicial e também por demanda espontânea.
Por meio de uma equipe multidisciplinar são prestados atendimentos nas especialidades de psicologia, psiquiatria, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Somente no 2º trimestre de 2011, foram realizados 3.244 atendimentos.
“Existe uma grande preocupação da Secretaria da Saúde pelo jovem e adolescente do município para que eles cresçam com ética e cidadania, em meio às contradições e dificuldades apresentadas pela sociedade”, comenta o prefeito Marcelo Barbieri.
No novo endereço, a expectativa é de que o CRJA fortaleça seu papel. “Pretendemos articular novas parcerias, desenvolver mais oficinas e otimizar nosso trabalho a partir das novas instalações”, ressalta a gerente de Saúde Mental, Carina Angelini. O Centro funcionava na Avenida Dr. Leite de Moraes, 129, na Vila Xavier. 

Homenagem 

O CRJA recebe o nome da enfermeira Conceição Aparecida Cagnin Antunes, conhecida como Gum. Nascida em 26 de março de 1963, em Matão, é filha de José Cagnin e Maria de Lourdes G. Cagnin. Casou-se com Delfim Fernando Valbom Antunes, com quem teve os filhos José Guilherme e Fernando Augusto.
Formou-se em enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto. Em 1994, participou da implantação do primeiro Projeto de Saúde do Jovem e Adolescente, instalado no bairro Santa Angelina.
Anos mais tarde, o programa foi batizado como Programa de Atendimento Integral à Saúde do Adolescente (Paisa), que após ser ampliado tornou-se o Centro de Referência do Jovem e Adolescente.
Em 2001, Gum passou a atuar no Programa Saúde da Família em Bueno de Andrada. Por quase dez anos foi coordenadora do PSF do Distrito. Recebeu, em 2008, o título de Cidadã Benemérita, devido sua dedicação e serviços prestados à comunidade araraquarense.
Gum faleceu aos 47 anos de idade, em 14 de abril de 2010, após oito anos de luta contra o câncer.