Noite de homenagens à Ruth Cardoso no lançamento do livro ‘Fragmentos de Uma Vida’

Fotógrafo: João Pires/LBF
13/04/2011 - 04h31

Na noite de segunda-feira (11), Araraquara foi palco de uma grande homenagem à Ruth Cardoso, durante o lançamento, na cidade, do livro de Ignácio de Loyola Brandão, que retrata a história da ex-primeira-dama. A cerimônia aconteceu no Teatro Municipal e contou com a presença do ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. 
O prefeito Marcelo Barbieri e sua esposa Zi Barbieri (presidente do Fundo Social) recepcionaram o ex-presidente e o escritor e seguiram para uma simples cerimônia com a presença de cerca de 500 pessoas. “Ruth Cardoso – Fragmentos de Uma Vida” é uma biografia da antropóloga araraquarense que ficou conhecida e respeitada internacionalmente por seu trabalho social e por sua carreira acadêmica.
Para o prefeito Marcelo Barbieri, a homenagem à Ruth Cardoso com o livro de Ignácio de Loyola Brandão e com a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso vai ficar “registrada na história de Araraquara”. “É uma grande alegria homenagear essa mulher que representa um símbolo da nossa cidade. A Ruth era uma pessoa simples e cordial, porém firme em suas decisões. Esse perfil, muito bem retratado no livro de Ignácio de Loyola, reflete as características da população araraquarense”, disse o prefeito Marcelo Barbieri. 
O escritor Ignácio de Loyola Brandão lembrou alguns episódios da vida da Ruth na cidade, como o início do namoro com Fernando Henrique Cardoso; e falou como foi escrever uma biografia. 
“Quando crio um romance sou o dono do livro, sou o dono do personagem. Transmito a ele a emoção. Fazer uma biografia é mais complicado, mas nesse caso a personagem me transmitiu as emoções. Uma pessoa como a Ruth é fácil ser retratada, não precisa inventar nada tamanha a riqueza de sua história”, descreveu o escritor. 
Loyola também disse que Ruth Cardoso foi a primeira mulher que deu sentido à expressão primeira-dama, devido à sua grande atuação na área social.
Fernando Henrique Cardoso disse que veio à cidade não na condição de ex-presidente, mas de marido de Ruth. “Fui presidente do Brasil, mas quem marcou como pessoa foi a Ruth”. Ele agradeceu o convite do prefeito Marcelo Barbieri por poder reviver seus laços com Araraquara. O ex-presidente falou sobre as estradas de terra que percorria para chegar a Araraquara, na tentativa de namorar Ruth. “Foi difícil conquistá-la”, brincou. Ele também disse que foi nessa cidade onde realizou seu primeiro trabalho acadêmico, juntamente com Ruth. “Conheci uma Araraquara que a maioria dos araraquarenses não conhece”, disse ele ao falar de suas visitas à periferia da cidade para analisar os cultos de Umbanda. 
De acordo com Fernando Henrique, existe uma mistura de religiões, culturas e raças que encontram o acolhimento em Araraquara. “Isso é o Brasil. Isso é Araraquara”, afirmou o ex-presidente mencionado o desenvolvimento que o município já apresentava desde essa época, por volta dos anos de 1950.
“Nada me toca mais do que vir à terra da Ruth e ver como ela é querida aqui. Isso me leva às lagrimas”, finalizou o ex-presidente bastante emocionado. 

Coxinhas 
Após a cerimônia, o ex-presidente e o escritor seguiram para uma sessão de autógrafos e para o coquetel em que foram servidas as famosas coxinhas douradas de Bueno de Andrada. O lançamento do livro também marcou a primeira apresentação da Camerata Araraquara. As autoridades descerraram uma placa que registrou a realização do evento no Teatro Municipal.