Presidente da Fapesp pede apoio para aposentados, pensionistas e idosos

Entidade que representa categoria realiza Super Semana de conscientização sobre defasagem no valor dos benefícios

13/04/2011 - 04h32

O presidente da Federação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do Estado de São Paulo (Fapesp), Antônio Alves da Silva, falou na tribuna da Câmara Municipal nesta terça-feira, dia 12 de abril, sobre a Super Semana do Aposentado, evento que visa divulgar as reivindicações da categoria ao Governo Federal. “Os aposentados e pensionistas, a maioria com idades acima de 60 anos, vêm perdendo sua dignidade e qualidade de vida ao longo dos anos, com desvios de recursos da Previdência Social para outros fins e não parar repor nossos salários”, disse Silva.
O presidente da Fapesp lembrou que o fundo dos aposentados guarda um dinheiro que não é do Governo Federal, pois também é alimentado com recursos proveniente dos trabalhadores e dos patrões. Ele defendeu inclusive que a Previdência Social seja desatrelada do Governo, que segundo ele não tem “interesse político” na adequada gestão dos recursos. “É um dinheiro muitas vezes desviado para obras e mensalões. Usa-se para tudo, menos para o aposentado e idoso”, avaliou.
Silva lembrou ainda que em 2010 a Previdência Social teve superávit de aproximadamente R$ 60 bilhões, utilizados para outras finalidades. “Sou aposentado desde 1976 e, nesse período, meu salário caiu de 9,5 para pouco mais de quatro salários mínimos. Enquanto isso, o maior distribuidor de renda hoje é o poder, pois os salários de deputados são reajustados em 140%. Se os deputados reajustam o salário do trabalhador, nós é quem deveríamos decidir o reajuste deles”, alfinetou.
A Super Semana, que será realizada até o dia 15, inclui diversas atividades em sua programação, como missa na Igreja Matriz de São Bento na quinta-feira, dia 14, às 16h30 e passeata de reivindicações na sexta, dia 15, a partir das 10 horas, com saída do Parque Infantil. Além disso, entre os dias 13 e 15 de abril será oferecida prestação de serviços diversos na Praça Santa Cruz, das 9 às 17 horas.
Para a passeata na sexta-feira, de acordo com Silva, já está confirmada a presença do deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB), um dos apoiadores da causa dos pensionistas, aposentados e idosos na Câmara Federal.