Mutirão do Cadastro Único vai até sexta-feira, no Indaiá

Fotógrafo: João Pires/LBF
31/08/2011 - 01h50

A Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social atenderá a população da região Nordeste para o Cadastro Único e recadastramento para os programas sociais até a sexta-feira (2), informou o secretário da pasta Social, José Carlos Porsani.
“Estamos cumprindo as determinações do Governo Federal, que prevê recadastramento obrigatório dentro do prazo de 2 anos, pois caso contrário, os benefícios da família que não se recadastrar serão bloqueados ou a família ficará impossibilitada de ser selecionada para novas concessões de benefícios”, explicou o secretário.
Porsani acrescentou que a região Nordeste foi escolhida para o mutirão do Cadastro Único por ter 498 novas moradias no Jardim São Rafael II.
“O nosso foco são as famílias de baixa renda e escolhemos os bairros São Rafael II, Serra Azul e Indaiá que apresentam crescimento populacional, e  esperamos ir além das 3.500 famílias beneficiadas com o Programa Bolsa Família, Projovem Adolescente, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Tarifa Social de Energia Elétrica, Isenção da Taxa de Inscrição de Concursos Púlbicos, Carteira do Idoso entre outros.
A balconista Vanderlúcia Alves Catarina, mãe de 2 filhos, efetuou o recadastramento nessa terça-feira (30), na tenda da Secretaria Social, instalada no pátio de estacionamento da Escola Municipal de Ensino Fundamental Gilda Rocha de Mello e Souza.
“Meu marido está desempregado e o Bolsa-Família é importante para o leite e alimentação das crianças”, disse a balconista.
Outra beneficiária, Mara Maria da Conceição, trocou o bairro Cruzeiro do Sul pelo São Rafael II, onde mora há quatro meses com 3 netos. “Tenho que cuidar dos netos e não tenho tempo para trabalhar fora de casa. O Bolsa Família garante a compra de produtos alimentícios”, contou Mara.
Para o secretário Porsani, o Bolsa Família é um benefício temporário que permite que a família crie uma melhor estrutura social. “Nós sempre oferecemos cursos de qualificação, inclusive no Espaço Kaparaó, para garantir a reinserção ao mercado de trabalhoO administrador público e gestor do Cadastro Único, Alexsandro Cesário, disse que o cadastro e recadastramento poderão ser realizados nos CRAS do Parque São Paulo, Hortênsias, Yolanda Ópice, Vale do Sol, Selmi Dei e Maria Luiza e na própria Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, localizada na Rua Mario Arita, 498, no Jardim Primavera. 

Casamento comunitário 
Até o final de outubro, a Secretaria Social está com inscrições abertas para o programa 2º Casamento Comunitário. Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos: CIC, R.G., Carteira Profissional de Trabalho, comprovante de endereço e comprovante de renda.
O Casamento Comunitário será realizado em novembro com o ato civil, cerimônia religiosa ecumênica e confraternização.
O local do Casamento Comunitário ainda não foi definido e, segundo o secretário Porsani, a expectativa é superar os 60 casais da primeira edição realizada em novembro de 2009, no Ginásio de Esporte Castelo Branco, o Gigantão.
As inscrições podem ser feitas nos CRAS, Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e nos eventos Governo Popular nos Bairros.