Comad faz parceria para Curso de Agentes Multiplicadores na Prevenção ao Uso de Drogas

31/08/2011 - 01h55

Na quinta-feira (29) o Professor Marcio William Servino, presidente do COMAD - Conselho Municipal Antidrogas de Araraquara, esteve em São Paulo representando o conselho, na Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Publica, Policia Civil do Estado de São Paulo, sede do DENARC - Departamento de Investigações sobre Narcóticos. 
Nesta visita Márcio assinou e fechou com a instituição uma importante parceria para realização do Curso de Agentes Multiplicadores na Prevenção ao Uso de Drogas.
Segundo Servino informou o curso acontecerá de 7 a 11 de novembro, em Araraquara, em local ainda a ser definido nos próximos dias e será ministrado por policiais civis da Divisão de Prevenção e Educação DIPE, sendo totalmente gratuito. 
“O curso será organizado pelo Comad, com apoio da prefeitura Municipal e tem a duração de 20h/aula e acontecerá de segunda a sexta no período da manhã, assim como na realização do Seminário de Enfrentamento ao Crack, realizado pelo COMAD no inicio de agosto, o curso possui uma Comissão Organizadora, composta por conselheiros (as) do COMAD e agora também por membros do GGI – Grupo de Gestão Integrada o qual o COMAD faz parte e que trabalha na busca de políticas publicas efetivas na prevenção ao uso de Drogas licitas e ilícitas para crianças e adolescentes” enfatizou Marcio Servino.

O curso abordará os seguintes temas:

- Drogas na atualidade e seus aspectos sociais
- Drogas – Mecanismos de Ação  e Reação no organismo
- Métodos de Abordagens Preventivas para Jovens e Adolescentes
- Lei n. 11.343/06 – Nova Lei de drogas
- Métodos de Abordagens Terapêuticas
- Familiares e Co- Dependência
- A responsabilidade dos pais para com os filhos.
- Prevenção ao uso de álcool e drogas no Ambiente de Trabalho 

Servino contou que o curso foi uma das propostas apresentadas no Seminário, mediante a necessidade de capacitação referente à temática das drogas.
A princípio o presidente do COMAD disse que o curso será de âmbito regional assim como foi o seminário para possam gerar um trabalho mutuo e com representatividade da região.
“Ao considerarmos que o problema das drogas hoje infelizmente não faz parte apenas dos grandes centros, mas também do dia-dia das cidades do interior, alem do fato de Araraquara não ser a única a sofrer com problema do avanço das drogas. Vale ressaltar que a possibilidade para realização do curso, ocorreu mediante a palavra do Delegado de Policia Divisionário – Dr. Reinaldo Correa, que durante o Seminário parabenizou o COMAD de Araraquara, pela realização do evento e sucesso de publico com mais de 350 pessoas presentes, dizendo que outros Conselhos deveriam seguir o mesmo caminho, abrindo assim o dialogo para as negociações” enfatizou.
O presidente do COMAD afirmou que o numero total de vagas será determinado pela comissão organizadora, estando já estabelecido que haja vagas pré determinadas para setores de atendimento como das Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Esporte, Cultura, profissionais da área, Comunidades Terapêuticas e sociedade civil proporcionalmente a suas necessidades. 
Para Servino a realização do curso de Prevenção ao Uso de Drogas, mais que um evento de capacitação, trata-se de um dos objetivos do COMAD que é o de cumprir importantes atribuições, tais como a informação, participação popular e construção coletiva, para criação e o desenvolvimento de políticas publicas voltadas a problemática das drogas. 
“O COMAD acredita que a atuação representativa dos Conselhos pode, efetivamente, colaborar com a gestão publica, melhorando a qualidade de vida de dependentes, familiares e, conseqüentemente, da população” finalizou.