Inaugurada nova sede para jovens e adolescentes

Fotógrafo: João Pires/LBF
01/09/2011 - 03h07

O prefeito Marcelo Barbieri inaugurou a nova sede do Centro de Referência do Jovem e Adolescente “Enfermeira Conceição Aparecida Cagnin Antunes (Gum)” – CRJA, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde.
A cerimônia contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Dra. Regina Barbieri Ferreira, da presidente do Fundo Social, Zi Barbieri, familiares e amigos da homenageada, além de autoridades e convidados.
O prefeito destacou a importância do espaço. “O Centro de Referência trabalha com a prevenção, atendimento e promoção de saúde para os jovens e adolescentes de Araraquara”.
Marcelo ressaltou a justa homenagem à enfermeira Conceição. “O nome foi aprovado pela Câmara Municipal por sugestão do então vereador Roberval Fraiz. E hoje, estou honrado em homenagear a Gum, sua história e sua vida dedicada à saúde pública e à população de Araraquara”, disse o prefeito. 

Trabalho
O CRJA começou em 1994, quando ainda era denominado Programa de Atendimento Integral à Saúde do Adolescente (Paisa). Nessa época, a enfermeira Conceição e a atual secretária de Saúde, Dra. Regina, já estavam engajadas no projeto.
“O Paisa deu certo em razão da dedicação da Gum, ela foi alma, corpo e fez acontecer. Não fazíamos palestras, priorizamos o diálogo com o adolescente, falávamos de afeto, carinho e respeito”, relembrou a secretária de Saúde.
Após alguns anos, com a ampliação do programa e nova proposta de trabalho, o Paisa transformou-se, em 2002, no Centro de Referência do Jovem e Adolescente.
Atualmente, o CRJA, tem como objetivo desenvolver projetos de cuidados à saúde com adolescentes entre 12 e 17 anos, encaminhados pela rede municipal de Saúde e de Educação, Conselhos Tutelares, ordem judicial e também por demanda espontânea.
Conta com uma equipe de profissionais multidisciplinar, que realiza atendimentos nas especialidades de psicologia, psiquiatria, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Em 2011, já foram feitos 5.313 atendimentos. No ano de 2010, foram 8.529.
Segundo a gestora da unidade, Luciana de Cássia Donato, o novo endereço traz a possibilidade de ampliar os atendimentos. “Nossa expectativa é de ampliarmos os atendimentos terapêuticos e também as demais atividades desenvolvidas, na perspectiva de reabilitação, prevenção e promoção de saúde, atingindo um maior número de jovens e adolescentes como parceiros nesta fase tão importante que é a adolescência”, afirmou a gestora.
A localização da nova sede também ajudará na aproximação com os jovens. “Havia uma grande preocupação da Secretaria de Saúde em localizar o CRJA em uma região mais central, de fácil acesso às famílias que nos procuram, favorecendo, assim, que o adolescente possa participar das nossas atividades e tenham o nosso serviço como referência”, salientou Luciana. 

Gum
Dra. Regina incentivou todos os profissionais da equipe e mais uma vez lembrou do importante papel desempenhado pela homenageada junto aos jovens. “Espero que a equipe deste Centro de Referência se inspire na Gum, trabalhando com carinho e respeito”, destacou.
O filho da enfermeira, José Guilherme Cagnin Antunes, considerou a homenagem um “reconhecimento pelo trabalho da mãe”. Já para Sandra Regina Navarro (Duda), irmã de Gum, “a lembrança foi gratificante, pois ela dedicou sua vida a cuidar da saúde das pessoas e vimos o quanto ela era amada e amiga”.
Também prestigiaram o evento funcionários da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Bueno de Andrada, onde a enfermeira foi coordenadora por quase dez anos.
Gum é filha de José Cagnin e Maria de Lourdes G. Cagnin. Casou-se com Delfim Fernando Valbom Antunes, com quem teve os filhos José Guilherme e Fernando Augusto. Faleceu, em 2010, aos 47 anos de idade, após oito anos de luta contra um câncer.