Campanha busca garantir vagas de idosos e deficientes

Além da distribuição de dez mil panfletos, cartazes e faixas em pontos estratégicos reforçam campanha em Araraquara

01/09/2011 - 03h16

Uma campanha promovida pela Prefeitura, por meio da Assessoria Especial de Políticas para Pessoa com Deficiência e Secretaria de Trânsito e Transportes, com apoio da Hora Park, pede a motoristas que respeitem a sinalização de vagas do estacionamento rotativo reservadas para idosos e deficientes físicos em Araraquara.
De acordo com Elisa dos Santos Rodrigues, assessora especial de Políticas para Pessoas com Deficiência, o apoio da Hora Park permite a distribuição de dez mil panfletos, além de expor cem cartazes e oito faixas em pontos estratégicos da cidade. “A meta é conscientizar as pessoas sobre a importância de se respeitar este espaço”, afirma.  Ainda segundo Eliza, é comum ver deficientes ou idosos ficarem sem uma dessas vagas na região central de Araraquara. A STT pune quem utiliza indevidamente a vaga e organizadores dizem esperar resultados positivos a partir do desenvolvimento da campanha.
Somente na abrangência da Área Azul, em que a Hora Park administra 1.180 vagas rotativas de estacionamento, 60 dessas vagas são destinadas a idosos e outras 37 adeficientes físicos.
Elisa ainda alerta que cabe ao idoso ou a pessoa com deficiência também fazer sua parte, ou seja, portar no veículo o selo que garante a vaga. Quem ainda não adquiriu esse direito pode providenciar o selo junto à Udefa – União dos Deficientes Físicos de Araraquara -, localizada na Avenida Paulo da Silveira Ferraz, 627, na Vila Xavier.

Punição
O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Cid Monteiro de Barros, afirma que a fiscalização pune quem desrespeita a norma. Portanto, se for flagrado utilizando a vaga destinada a idoso ou deficiente físico, o infrator será autuado em R$ 53,30 e perderá três pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
O secretário acrescenta que, de comum acordo com a Hora Park, o idoso ou deficiente que estiver portando o selo e não encontrar o estacionamento especial poderá usar uma vaga comum por até três horas sem pagar a tarifa.
A campanha de conscientização também conta com apoio da Câmara Municipal, por meio da vereadora Juliana Damus.