Prefeitura amplia equipe e intensifica ações para o combate à dengue

Fotógrafo: João Pires/LBF
01/09/2011 - 03h23

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria de Saúde, intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti com a ampliação da equipe a partir da contratação, em caráter emergencial, de mais 60 pessoas, além de equipamentos e veículos. O valor do contrato é de R$500 mil por 90 dias. “Nosso objetivo é ampliar o número de pessoas para aumentar a cobertura no combate ao foco do mosquito da dengue”, afirmou a secretária de Saúde, Dra. Regina Barbieri Ferreira.
Dra. Regina ressaltou que entre as principais ações para combate à dengue está a visita casa a casa com a retirada dos inservíveis, intensificação do controle de imóveis especiais, do controle de pontos estratégicos e também o apoio da Secretaria de Educação no trabalho de educação permanente nas escolas e da secretaria de Serviços Públicos, responsável pela limpeza das áreas públicas. “Estamos intensificado o número de pessoas no casa a casa para retirar efetivamente o maior número de criadouros e controlar a densidade larvária”, reforçou Dra. Regina.
A secretária de Saúde também informou que os horários do trabalho casa a casa serão revistos a fim atender as residências em que os moradores trabalham fora. “O reforço da equipe é necessário para podermos usar essa estratégia criada por Araraquara, que prevê a visitação nas casas a partir das 17h”, disse.
A secretária comentou que a Prefeitura está estudando a possibilidade de comprar uma bomba de pulverização de baixo volume para a aplicação do veneno. Atualmente, a máquina usada pertence à Sucen.“A vacina é uma solução definitiva para a dengue, mas enquanto não existir a vacina vamos continuar trabalhando intensamente. Nosso objetivo é fazer com que Araraquara não tenha mais dengue”, declarou a secretária.