Secretaria de Segurança forma 15 novos guardas municipais

Fotógrafo: João Pires/LBF
04/09/2011 - 02h09

Na manhã dessa sexta-feira (2), o prefeito Marcelo Barbieri enalteceu o efetivo da Guarda Civil Municipal pelos serviços prestados à população e entregou certificados para os 15 novos formandos da 4ª turma.
“A nossa Guarda Civil conquistou o respeito da sociedade pelos bons serviços prestados, inclusive com videomonitoramento, e está mais fortalecida com a formatura de 15 novos guardas civis municipais”, disse o prefeito, durante a solenidade realizada na sede da Corporação e que contou com os acordes da Banda Marcial Olávio Fellippe – Dragões de Araraquara. 
“Durante os festejos dos 194 anos de aniversário, que estão em andamento, já tivemos mais de 60 mil pessoas nos vários eventos e a Guarda Civil Municipal cuidou da Segurança com competência e não tivemos problemas”, acrescentou
Marcelo também entregou medalhas de bronze “destaque do ano”, instituída pela lei municipal 7.193/2010, aos guardas civis, Acácio Boldi, Rodrygo Campos, Marcos Paschoal, André Santos, João Nunes, Márcia Bonifácio, Juliana Zaccaro, Eliseu Andreghetti, Rafael Cardoso e Welington Silva, pelos relevantes serviços prestados durante o ano.
“É um reconhecimento ao nosso trabalho e espero continuar desempenhando bem minha função, com a colaboração dos companheiros, para ganhar a medalha de prata em 2012”, disse o guarda civil Marcos Luís Paschoal.
O paraninfo da turma e professor, delegado Luiz Carlos Agudo, que representou o titular da Seccional Fernando Giaretta, elogiou a dedicação dos novos guardas municipais durante as aulas de Direito e o comprometimento da corporação que trabalha unida com as Polícias Civil, Militar, Federal e demais instituições de Segurança.
Para o secretário municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Eli Schiavi, o estágio dos novos 15 guardas seguiu a grade curricular da Secretaria de Segurança de São Paulo e contou com o apoio de várias secretarias municipais.
O presidente da Câmara Municipal, Aluisio Braz (Boi), disse que o crescimento do número de empregos em Araraquara tem atraído pessoas de várias regiões e a Guarda Civil Municipal deve estar preparada para cuidar do patrimônio e da população. “A bandeira de Araraquara inserida na farda da guarda deve ser defendida com muito orgulho. Parabéns a todos da corporação”, discursou Boi.
Antes da entrega dos certificados, o coordenador de Guarda Municipal, Carlos Alberto Amorin, agradeceu o apoio e a confiança do prefeito Marcelo depositada na Corporação e lembrou que a Guarda Civil completa 10 anos. 
“Vamos completar neste ano a primeira década de serviços prestados e cada vez mais estamos nos firmando como instituição indispensável à comunidade”, afirmou o coordenador, que também ressaltou o bom trabalho prestado pela guarda Juliana Belo, falecida neste ano, vítima de acidente de trânsito.

Novos Guardas
Com apoio dos dois filhos, a ex-merendeira Iara Trevisan, 43, recebeu o certificado ao lado dos novos companheiros de trabalho. “Depois de atuar por 15 anos na função de merendeira achei que a guarda municipal tinha muito a ver comigo. Trabalho na Ronda Escolar e mantenho a convivência com os estudantes, que é o que eu gosto”.
Outro formando, Eliedson Manoel da Silva, 31, orador da 4ª turma, trocou a função de técnico de enfermagem pela de guarda municipal. “Atuo na Central de Atendimento, via rádio, e acho importante o elo que estabelecemos com os demais órgãos dos Bombeiros, SAMU, Meio Ambiente, Zoonoses, Polícias, oferecendo um serviço de qualidade à população”, explicou Silva.
Com a inclusão dos formandos Alexandre Fulco, Adriana Alver, Ana Beatriz Fiscarelli, Cesar Ribas, Edison de Camargo, Eliédson Da Silva, Fabiano Kock, Felipe Vieira, Iara Trevisan, Ícaro Gomes, José Aoares, Maria Teles, Paulo Reis, Ricardo Rodrigues e Geraldo Coleta, o efetivo da Guarda Civil Municipal é de 94 guardas.