Instituto de Química da Unesp lança gincana tecnológica e investigativa

06/09/2011 - 02h52

O Instituto de Química da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araraquara, lançará nesta terça-feira (6) a exposição Gincana Tecnológica e Investigativa de Química. 
A ocasião fará com que visitantes trabalhem como detetives forenses, utilizando técnicas de química e aparelho celular provido do software livre Kaywa Reader, para desvendar crimes ou mistérios.
A brincadeira será realizada com a participação de escolas visitantes do Centro de Ciências de Araraquara. Nesta gincana, os visitantes serão divididos em grupos a fim de desvendar um crime cometido por um dos monitores do Centro de Ciências de Araraquara.
“As pessoas terão a oportunidade de executar vários experimentos e solucionar problemas aparentemente impossíveis de serem descobertos, assim como no seriado de TV, Crime Scene Investigation (CSI)”, explica o coordenador Luiz Antonio Andrade de Oliveira.
A atividade tem por objetivo levar a química para as questões do dia a dia, com isso construir um ambiente de aprendizagem mais informal que dialogue com toda a comunidade. Foi criada para aproximar a química dos alunos do ensino médio e fundamental, e ainda intensificar o debate sobre o uso das tecnologias nos processos de aprendizado.
Vencedor da 2ª edição do Prêmio Instituto Claro, entre os mais de 1.380 inscritos o projeto foi um dos quatro vencedores. O prêmio de R$ 50 mil foi entregue no início deste ano e auxiliou na reforma do laboratório, compra de equipamentos como celulares, lousas digitais, softwares entre outros itens.
O Centro de Ciências de Araraquara fica na Av. Dr. Bernardino Arantes de Almeida, s/nº, Jardim Santa Lúcia a partir das 16 horas.Informações pelo telefone (16) 3322-4812 ou pelo site www.cca.iq.unesp.br