Tiro de Guerra celebra centenário em Araraquara

Fotógrafo: João Pires/LBF
07/09/2011 - 02h36

No sábado (10), na sede do Tiro de Guerra 02 002, na Vila Xavier, às 9h, será realizada a solenidade comemorativa ao primeiro “Centenário do Tiro de Guerra de Araraquara” com a inauguração do `Monumento do Centenário´. O evento contará com a presença de todos os chefes de instrução e instrutores.
Para o prefeito Marcelo Barbieri a data é muito significativa e merece ser celebrada. “O Tiro de Guerra (TG) tem uma importância histórica para Araraquara, inclusive colaborando nas diversas campanhas institucionais realizadas pelo Fundo Social de Solidariedade. O centenário do TG tem total apoio da Prefeitura”, destaca o prefeito.
No início de agosto, o Tiro de Guerra de Araraquara recebeu do Exercito Brasileiro um carro de combate, o blindado CCM 41, de 25 toneladas para compor o Monumento, localizado na unidade da Vila Xavier. Para receber o carro de combate, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras Públicas, construiu uma base de concreto para sustentação.O CCM 41 foi fabricado nos Estados Unidos, chegou ao Brasil nos anos de 1960 e serviu ao Exército até o ano passado.
Ainda no dia 10, acontecerá a comemoração do “Dia do Atirador”, homenageando as turmas de ex-atiradores de 1981 e 1991, que completam, respectivamente, trinta anos e vinte anos de prestação do serviço militar na cidade, com a participação de ex-diretores e ex-chefes de instrução.

Centenários
As comemorações pelos 100 anos do Tiro de Guerra já começaram em Araraquara. O desfile cívico de 22 de agosto teve como tema “Centenários”, e contou com a participação de ex-atiradores das turmas de 1962, 1966, 1975, 1981, 1991 e 2009, que desfilaram com a Banda do Exército do 37º Batalhão da Infantaria Leve, da cidade de Lins (SP), composta por cerca de trinta integrantes também especialmente convidados.
 O Tiro de Guerra teve origem na cidade em 1911, quando alguns líderes se mobilizaram para criar a Linha de Tiro Cívica de Araraquara, oficialmente formalizada em 10 de setembro daquele ano. Atualmente, o TG forma por ano cerca de cem atiradores no município.