Programa AgroSebrae é apresentado na região do Centro Paulista

Lançamento será realizado em Araraquara no dia 15 de setembro e visa melhorar a competitividade nas cadeias produtivas do agronegócio regional

Fotógrafo: João Pires/LBF
07/09/2011 - 02h38

Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo rural e melhorar a competividade dos produtores nas principais cadeias produtivas do agronegócio paulista, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) realiza no próximo dia 15 de setembro, em Araraquara, seu novo programa de agronegócios, o AgroSebrae.
O lançamento será realizado às 10h, no Escritório Regional do Sebrae-SP em Araraquara, com a presença de produtores das cadeias produtivas da região e presença de representantes da diretoria do Sebrae-SP.
A nova metodologia é sustentada por três pilares: melhoria de produto, melhoria de processo e acesso a mercados. Produtores com propriedades rurais de área total de até 100 hectares (88% das propriedades rurais) e empresários de agroindústrias, formalizados ou com intenção de formalizar seu negócio, podem participar do AgroSebrae. Na região do Centro Paulista, o programa dará continuidade e ampliará os atendimentos técnicos sobretudo nas cadeias produtivas da fruticultura, apicultura, cafeicultura, olericultura e leite e derivados, envolvendo cerca de 150 produtores da região. O agronegócio é responsável por 25% do PIB (produto interno bruto) e um terço dos empregos no país. Em São Paulo, foram R$ 40 bilhões em valor de produção em 2009, representando 25% das exportações. 
A pequena produção familiar representa no Estado 66% dos estabelecimentos, 36% do pessoal ocupado e 16% do valor da produção. 
Para inserir os micro e pequenos produtores e empresários do setor agropecuário de São Paulo neste mundo, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) lançou o  AgroSebrae. O programa é o carro-chefe das soluções em agronegócios do Sebrae-SP, que atualmente beneficiam 3.700 empresários do setor e que têm previsão de investimento de R$ 74 milhões entre 2011 e 2013.
Atendimento - O Sebrae-SP oferece dois tipos de atendimento pelo AgroSebrae: individual e coletivo. No individual, o produtor rural que deseja receber apoio para sua produção pode procurar o escritório regional em sua região.
No local, ele encontrará orientação sobre as ferramentas disponíveis para organizar e melhorar a gestão de sua propriedade rural. O programa disponibiliza ainda outras ferramentas de capacitação como palestras, o projeto Dias de Campo e os Fóruns de Conhecimento, com temas específicos do universo do agronegócio. 
No atendimento coletivo, para ter acesso às consultorias tecnológicas em campo, ao programa Qualidade Total Rural e à Central de Negócios, o produtor deve procurar o gestor de agronegócios do escritório regional e verificar se a atividade rural praticada é considerada uma vocação agropecuária local. Em caso positivo, o empreendedor deve integrar um grupo de pelo menos 15 produtores da mesma cadeia para solicitar o apoio. O programa prevê ainda a visita do Sebrae Móvel nas localidades, levando consultores especializados para difundir informações de gestão, com destaque para planejamento de produção, controles financeiros e adequação de propriedade rural do ponto de vista trabalhista e ambiental.  As visitas estão programadas para ter início em 2012. 
 Dentro do programa, será feita uma maratona de palestras itinerantes, abordando os principais temas referentes à gestão de propriedades agrícolas, além da produção de três cursos temáticos na Educação a Distância (EAD). 
 Vantagens - Os produtores rurais atendidos pelo projeto recebem as informações necessárias para melhorar o desempenho de sua produção e tornar sua propriedade rural mais competitiva.
 O AgroSebrae oferece orientação por meio de seus consultores especializados com relação ao produto, processo e mercado. Na consultoria tecnológica em campo, os consultores visitam as propriedades e levam informações sobre práticas agropecuárias que melhorem a produção e o produto, passando por questões ambientais e sociais.
 Outra vertente do trabalho é o processo de gestão e organização da propriedade rural, que tem como base a implantação da Qualidade Total Rural. Os produtores são orientados em temas como gestão, qualidade no atendimento, planejamento estratégico e organização da propriedade.
 A busca por novos mercados também é incentivada no programa, por meio de informações que ajudem na adequação dos produtos às necessidades dos compradores. Complementando o trabalho do AgroSebrae, a realização de Centrais de Negócio visa organizar os produtores para realizarem compras e vendas conjuntas, propiciando a redução de custos.

Atuação do Sebrae-SP no Agronegócio Paulista
Atualmente, são 49 projetos atendidos em 10 adeias produtivas:
Cadeia produtiva: Leite e Derivados
Número de projetos: 12
Regiões: Sorocaba, Vale do Ribeira, Presidente Prudente, Franca, Marília, Votuporanga, Ourinhos, Araçatuba, Centro Paulista, Barretos, Botucatu e São José dos Campos.
Principais resultados conquistados: Melhoria de indicadores de produtividade e qualidade, aproximação com indústrias de laticínios, desenvolvimento de Centrais de Negócios.
Metas para 2011: Desenvolvimentos de centrais de negócio e implantação de boas práticas e segurança alimentar em toda a cadeia produtiva.
 Cadeia produtiva: Apicultura
Número de projetos: 8
Regiões: Marília, Sj dos Campos, Botucatu, Vale do Ribeira, Ourinhos, Sorocaba, Centro Paulista e Barretos.
Principais resultados conquistados: Melhoria na produtividade, gestão de apiários, rastreabilidade e segurança alimentar, parcerias para viabilização do beneficiamento do mel com registro de inspeção.
Metas para 2011: Estímulo ao consumo do mel no mercado interno, realização de georreferenciamento dos apiários, apoio e organização de grupos para vendas governamentais.  
Cadeia produtiva: Cachaça
Número de projetos: 1
Regiões: Marília
Principais resultados conquistados: diagnóstico para início da adequação dos alambiques.
Metas para 2011: Adequação dos Alambiques à legislação. 
Cadeia produtiva: Fruticultura
Número de projetos: 6
Regiões: Centro Paulista, Franca, Ourinhos, Barretos (2), Marília.
Principais resultados conquistados: Implantação de boas práticas agrícolas, redução de custos de produção e 260 produtores certificados.
Metas para 2011: Diversificação de canais de comercialização e certificação de qualidade. 
Cadeia produtiva: Cafeicultura
Número de projetos: 5
Regiões: Bauru, Ourinhos, Marília, Centro Paulista, e Franca.
Principais resultados conquistados: Implantação de boas práticas agrícolas, planejamento da produção e produtores certificados Fair Trade 
Metas para 2011: Melhoria da qualidade da bebida e acesso a novos mercados 
Cadeia produtiva: Floricultura e Plantas Ornamentais
Número de projetos: 1
Regiões: Vale do Ribeira
Principais resultados conquistados: Melhoria na qualidade do produto e apoio para acesso a mercados. Integração dos atores da cadeia produtiva, ampliação do número de produtores rurais atendidos
Metas para 2011: Capacitação em tecnologia e gestão e aumentar o numero de clientes. Estímulo ao consumo de flores 
Cadeia produtiva: Olericultura
Número de projetos: 8
Regiões: Sorocaba, Ourinhos, Barretos, Centro Paulista, Franca, Marília, Bauru, Vale do Ribeira e Botucatu
Principais resultados conquistados: Implantação de boas práticas agrícolas, planejamento da produção e padronização dos produtos
Metas para 2011: Desenvolvimentos de centrais de negócio e acesso a mercados governamentais. 
Cadeia produtiva: Ovinocultura
Número de projetos: 6
Regiões: Piracicaba, Marília, Bauru, Botucatu, Sorocaba, Ourinhos.
Principais resultados conquistados: Melhoria na qualidade das carcaças de cordeiros, por meio de ferramentas tecnológicas, planejamento da produção e melhoria do índices zootécnicos
Metas para 2011: Estímulo ao consumo da carne de cordeiros e atuação mais forte na gestão financeira dos negócios

Cadeia produtiva: Piscicultura
Número de projetos: 1
Regiões: Vale do Ribeira
Principais resultados conquistados: Melhoria dos sistemas e manejos de produção Metas para 2011: Desenvolvimento de estratégias de mercado 
Cadeia produtiva: Vitivinicultura
Número de projetos: 1
Regiões: Piracicaba
Principais resultados conquistados: Melhoria dos sistemas e manejos de produção Metas para 2011: Desenvolvimento de estratégias de mercado