CER do Cecap recebe biblioteca infantil e laboratório de informática

Marcelo inaugura Biblioteca Infantil no CER Maria Lupo Bo

Fotógrafo: João Pires/LBF
09/09/2011 - 04h30

O prefeito Marcelo Barbieri entregou nesta quinta-feira (8) para a população do Cecap a nova biblioteca infantil, o laboratório de informática e as melhorias realizadas na estrutura do Centro de Educação e Recreação (CER) “Maria Renata Lupo Bo”.
Com recursos mistos da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Educação, e empresas parceiras do CER, através do Conselho de Escola, foi construído o novo espaço para a biblioteca “Asa de Papel”, onde também funciona o laboratório de informática, e realizadas todas as adequações necessárias para o desenvolvimento das atividades da creche. 
Segundo o prefeito, a unidade que já precisava da intervenção, receberá outra melhoria em 2012. “O bairro do Cecap cresceu muito e o CER tem que acompanhar este ritmo. Agora, os 250 alunos matriculados aqui podem usufruir de um espaço mais adequado e uma biblioteca que será usada como referência não apenas pela estrutura, mas pela beleza do espaço”, destacou Marcelo. 
“Apesar de já termos feito muitas melhorias nesta escola, faremos mais uma intervenção no ano que vem, que é a construção da lavanderia e a ampliação da cozinha, obras de suma importância para o bom andamento das atividades do CER e melhora na qualidade de trabalho dos servidores que atuam nesta unidade”, anunciou o prefeito. 
Para o secretário municipal da Educação, Orlando Mengatti Filho (Nino), a biblioteca será um “ambiente especial, pois será o primeiro acesso a um livro, as primeiras leituras, ou seja, os primeiros passos para a formação de um cidadão consciente, conhecedor dos seus direitos e deveres e interessado no que acontece a sua volta”, falou Nino.
“Dividindo o mesmo espaço da biblioteca está o laboratório de informática, equipado com computadores de última geração e bancada especialmente adaptada para a faixa etária de até 5 anos, público que poderá usufruir deste enorme benefício, e que agora fará parte deste crescente processo de desenvolvimento trazido pelo prefeito Marcelo Barbieri para a nossa cidade, chamado Inclusão digital”, acrescentou o secretário. 
Representando a Câmara Municipal, o vereador Tenente Santana destacou o comprometimento do governo em melhorar a Educação Municipal. “Parabéns ao prefeito que, em parceria com as equipes das escolas, investe no futuro garantindo para os nossos filhos uma educação de qualidade”, afirmou.
A diretora do CER, Janaína Teixeira Prado, agradeceu à Prefeitura, ao conselho de escola e às empresas parceiras, “que acreditaram e ajudaram muito na realização do projeto, entendendo a importância de uma biblioteca no contexto escolar”. Janaína também ficou grata pelas melhorias na estrutura, pois segundo ela “foi a primeira vez que a escola recebeu um olhar diferenciado” das autoridades locais com relação à educação e à própria unidade de ensino. 


Homenagem 

Presente na cerimônia de entrega das obras do CER “Maria Renata Lupo Bo”, a sobrinha da patrona da escola, Liliana Aufiero, deixou uma mensagem aos 250 alunos da creche.
“Valorizem a escola, saibam apreciar a beleza dela e usufruam da oportunidade de usar os equipamentos que lhes estão sendo oferecidos, como os computadores e a lousa digital, da melhor maneira possível. Tenho certeza que este seria o recado que minha tia teria dado se estivesse aqui hoje”, discorreu.
Nascida em 1906, a araraquarense Maria Renata Lupo Bó teve sua história entrelaçada à do desenvolvimento da cidade, onde viu seu pai montar àquela que mais tarde se tornaria a Fábrica de Meias Lupo. Em 1930, já casada, teve seu único filho, que veio a falecer aos 12 anos por complicações em uma cirurgia. Em 1961 casou-se novamente e viveu por algum tempo em Nova York onde ficou até adoecer. Faleceu em 1968 deixando no testamento o desejo de que seus imóveis fossem vendidos e que o dinheiro fosse doado ao Hospital Santa Casa.
Para o prefeito, a homenageada deixou “um exemplo de desprendimento e amor ao próximo”.