Décima edição da Sipat vai até 6ª feira, na Biblioteca

Realizado pela Prefeitura e Câmara Municipal, evento é aberto com palestra sobre acidentes de trânsito

13/09/2011 - 02h07

Por meio da Secretaria de Administração, a Prefeitura abriu na manhã dessa segunda-feira (12), na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, em Araraquara, a décima edição da Sipat, ou Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, realizada em parceria com a Câmara Municipal.
A 10ª Sipat vai até sexta-feira, dia 16, com a apresentação de diversas palestras alusivas ao tema, nos períodos de manhã e tarde, para instruir os participantes sobre como prevenir acidentes no trabalho. Aberto ao público em geral, o evento debaterá também outras questões, como  bullying, meio ambiente e alcoolismo.
Na palestra de abertura, o comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar Rodoviária, tenente coronel João Alberto Nogueira Júnior, discorreu sobre o tema ‘Segurança e Educação no Trânsito’, tendo como debatedores o 2º sargento PM Rinaldo Fabri e o advogado Tiago Romano.
O palestrante apresentou números impressionantes sobre as ocorrências de trânsito em todo o mundo a cada ano, e particularmente no Brasil. Segundo João Alberto, as estatísticas mundiais apontam para 1,3 milhão de mortes e 50 milhões de feridos/ano, muitos com sequelas graves.
Somente no Brasil, os dados apontam que os acidentes de trânsito matam quase 40 mil pessoas por ano e deixam cerca de  500 mil feridos, muitos também com graves seqüelas que impedem uma vida normal. Por isso a ONU (Organização das Nações Unidas) já definiu que o período de 2011 a 2020 será de “uma década de ações em todo o mundo”, visando reduzir os acidentes em até 50%.
Ainda nesta segunda, 12, o palestrante Paulo Henrique Jurisato, capitão da PM e comandante da 1ª Cia. de Policiamento de Araraquara, abordou o tema ‘Segurança pessoal’, tendo Tiago Romano como debatedor.
Também participaram da abertura da 10ª Sipat o presidente da Câmara Municipal, Aluisio Braz (Boi); a presidente da Cipa pelo Legislativo, Lúcia Felisberto; o secretário municipal de Administração, Delorges Mano; o presidente da Cipa e coordenador executivo de Administração, Paulo Dimas Cezar; além de representantes de Sesmt e Cerest, órgãos públicos também ligados à prevenção de acidentes e participantes em geral.
Representando o prefeito Marcelo Barbieri, o secretário Delorges Mano destacou as ações do atual governo para com os servidores municipais. “Somente em 2010, a Prefeitura investiu R$ 140 mil  em equipamentos de proteção individual (EPIs), pela maior segurança do servidor”, acrescentou.
Paulo Dimas reiterou o apoio do prefeito Marcelo às ações da Cipa, que já permitiram, conforme disse, reduzir o número de dias perdidos e de acidentes de trabalho na Prefeitura. 
Já o vereador Aluisio Braz elogiou a parceria entre os poderes  Executivo e Legislativo que permitem a realização da 10ª Sipat. Boi também ressaltou a importância das ações da Cipa pela redução dos acidentes de trabalho no município.